Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

75 anos de Rádio em Portugal

Na passada Quarta-feira, a outrora Emissora Nacional e depois Radiodifusão Portuguesa (RDP) completou 75 anos de vida. São muitos anos. Mais anos do que, provavelmente, cada um de nós.
A verdade é que a Rádio sempre fez parte das nossas vidas. Apesar do espaço inegável que a Televisão ocupou nas nossas vidas, a verdade é que a Rádio sempre ocupou um papel bastante importante. E aqui falo por mim.

Embora não negue que desde o surgimento da Televisão que a Rádio perdeu algum espaço, a verdade é que mesmo assim a Rádio continuou a existir e até ganhou importância, pelo menos a avaliar pelo número de emissoras que existem actualmente e das mais variadas temáticas. Desde as generalistas e de informação, até às de música nas mais variadas áreas.

Comparativamente à Televisão, a Rádio tem uma outra grande vantagem, que é a proximidade com as pessoas. Enquanto que as Televisões são nacionais (pelo menos esta é a realidade do nosso país), as Rádios, para além das também nacionais, existem também localmente. Poucas serão as terras do nossos país que não têm a sua ou as suas rádios. Com pessoas conhecidas e que falam de coisas que nos dizem directamente respeito.

Outra grande vantagem da Rádio comparativamente à Televisão e que se tem mantido ao longo dos anos e promete manter-se, é a possibilidade de ser ouvida em locais que a segunda não o permite. Quem é que não tem o hábito de ouvir as suas estações e os seus programas preferidos no carro?! Muitos serão certamente como eu. Estar a conduzir é sinónimo de ter o rádio ligado. O leitor de CD’s pouco uso tem.

Por tudo isto, ao contrário do que muita gente poderia prever há uns anos atrás, com o aparecimento da Televisão, a Rádio mantém-se e promete estar para durar por muitos mais anos, a fazer-nos companhia, em qualquer lugar que estejamos.

E não quero acabar o texto de hoje sem retomar ao assunto com o qual comecei: os 75 anos da Radiodifusão Portuguesa. A ela, os meus parabéns.

JP

2 comentários:

Elvascidade disse...

A grande companhia de todos.

Dina disse...

A Rádio é o meio de comunicação mais exigente.
Exige sobretudo que os ouvintes tenham uma mente aberta e imaginação para construirem a imagem que lhes tentamos passar com palavras.
Por outro lado dá a quem a ouve uma liberdade que a TV ou os jornais não dão...ouve-se rádio ao mesmo tempo que fazemos mil outras coisas.
É pena que nos últimos tempos se tenha perdido um pouco aquela rádio com gente dentro e muito próxima dos ouvintes. Os computadores vieram trazer coisas boas, melhoraram e facilitaram muito o trabalho de quem faz da rádio profissão mas também contribuíram para um maior distanciamento (nalguns casos) entre a rádio e os seus ouvintes.
Parabéns à rádio...