Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nem tudo são rosas neste verão...

Infelizmente o verão não traz só sol, praia e bons momentos.

Com ele, e com as altas temperaturas que se tem feito sentir este ano atribuindo-se ao finado mês de Julho o título do mais quente desde 1931, o país anda a braços com o flagelo dos incêndios.

Com maior incidência na zona norte e centro do país, todos os dias os noticiários trazem até às nossas casas imagens devastadoras do efeito dos incêndios e do rasto de destruição e desalento que deixam ao seu passo.

Áreas verdes consumidas, casas, animais e em casos extremos até vidas humanas, apesar de os últimos relatos ainda não nos terem indicado tal desfecho.

Hectares e hectares negros cobrem algumas zonas do país, afligindo quem vê as imagens, mas desconcertando quem lá vive, deixando-os à toa e sem perspectivas. Como dizia ontem uma das vítimas, “o ar ficou irrespirável”.

Além da angústia de ver cair por terra o património construído com sacrifício ao longo de uma vida, deve ser complicado viver num local que já foi vivo e agora se encontra devastado.

Nestes casos sempre se especula se existe mão humana na origem destes episódios, mas considero que o mais grave é mesmo a destruição, uma vez que não há recuperação possível.

Queria também deixar uma palavra de reconhecimento aos bombeiros portugueses que, arriscam as suas vidas para procurar minimizar o efeito destruidor do fogo.

Por outro lado, este ano o verão também tem sido marcado por vários desaparecimentos no mar. Com bastante frequência temos tido conhecimento de mortes por afogamento, presumo que de banhistas, talvez com menor desembaraço na sua relação com o mar e que se mostram incapazes de resistir à força das marés, deixando-se arrastar para um desfecho menos feliz.

Há que ter todo o cuidado!

Para o próximo fim-de-semana que se prevê de temperaturas ainda mais altas, recomenda-se o mesmo do costume. Se houver exposição ao sol deve usar-se protector solar, deve ingerir-se muita água, usar boné, etc, etc…

Tenhamos também cuidado na nossa actuação ante o mar, bem como no nosso relacional com a natureza, evitando que possamos de alguma forma originar algum incêndio.

Tirando isto, toca a aproveitar o verão porque ele está em pleno!!!

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Esperemos que no essecial o verão continue cada vez mais associado à praia e menos aos incêndios.

O clima mediterrânico caracteriza-se por verões quentes e secos, e nem nos EUA são capazes de controlar os incêndios na California!

Este ano até no clima continental e habitualmente chuvoso da Rússia houve grandes incêndios!

Falta de meios, clima, desleixo e crime justificam a praga!