Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Oito e Oitenta (#115)

Oito: Portugal (continua) a arder

Ao contrário de outras vezes, o Oito de hoje não me deixou muitas dúvidas.
Durante as últimas semanas, cada vez que ligo a televisão num telejornal de qualquer canal, as notícias começam por ser sempre as mesmas: incêndios. Portugal a arder.

Este tem sido o tema recorrente há largas semanas. Incêndios e mais incêndios.
Seja por falta de limpeza das matas, por falta de caminhos, por incapacidade dos bombeiros ou dos meio aéreos ou, a pior de todas, por mão criminosa, a verdade é que este está a ser um ano bastante mau, no que toca a área ardida. Apesar do Ministro insistir em dizer que em 2003 e 2005 foi bem pior. Como se isso ajudasse em alguma coisa ou nos fizesse sentir melhor.

Os principais parques naturais em Portugal, Estrela e Gerês, para não variar, têm sido este ano bastante afectados pelos incêndios e perde-se assim, aos poucos, um dos mais bonitos patrimónios nacionais.


Oitenta: Sporting de Braga

O meu Oitenta de hoje pode soar um pouco a "cedo demais" mas ainda assim acho que já é merecido.
O Braga, o vice-campeão nacional, uma equipa com meios e recursos financeiros limitados na Europa do Futebol, e depois de já ter "despachado" os escoceses do Celtic, joga hoje a primeira mão de acesso à Liga dos Campeões contra o Sevilha.

Ao contrário das equipa portuguesa, que a concretizar-se a vitória nesta eliminatória teria a sua primeira participação na liga milionário, o Sevilha é uma equipa já algo habituada a estas andanças.

A minha vontade de dar o meu Oitenta ao Braga surgiu logo na altura do sorteio, quando ouvi e li a habitual sobranceria da imprensa e adeptos espanhóis que praticamente deram como garantida a vitória na eliminatória. Favas contadas.
É verdade que o favoritismo recai maioritariamente nos espanhóis, mas hoje vou equipar de (outro) vermelho e torcer como se fosse o meu. Era bonito que acontecesse a surpresa. Por muitas razões.

JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

8: Infelizmente todos os anos ardem dezenas de hectares por culpa de alguns energúmenos. Mão pesada para esta gente, por favor!

80: força Braga nem que seja para vingar a Selecção. :)