Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quinta-feira Santa

As mini-férias da Páscoa estão mesmo à porta!

O tempo melhorou, apesar da temperatura continuar baixa, mas mesmo assim perspectivam-se dias de lazer d descanso.

No meu caso e de tantos outros que residem ou trabalham no concelho de Campo Maior, acresce o feriado municipal totalizando quatro fantásticos dias que nos permitem desligar das rotinas quotidianas e carregar baterias.

Para os que trabalham longe da terra natal é altura de regressar, rever familiares e amigos e reviver tradições que se perdem na memória.

Como já vos tenho dado conta em anos anteriores, é um dos melhores fins-de-semana para sair em Elvas. Há sempre muitas caras conhecidas por todos os lados que não vemos há semanas ou meses, mas que assim que cheira à festa rumam à terrinha.

Começaram também ontem as habituais procissões desta quadra, conforme agenda que podem consultar na lateral direita do nosso Dualidades. Hoje é dia de visitar as igrejas do centro histórico na Procissão do Mandato à qual se tem juntado muita gente nova nos últimos anos. As tradições continuam vivas e recomendam-se.

Depois de conseguir motivar a AP, parece que este ano a MS também se vai juntar ao grupo e até a Ana Raquel. Como tem de ser!

Pelo menos uma vez ao ano calcorreamos as ruas históricas do coração elvense, cujas pedras têm inúmeros episódios para nos contar e onde, certamente, os nossos antepassados viveram muitas emoções. O património religioso elvense é muito rico e esta é uma das poucas oportunidades que temos ao ano para poder entrar nos templos, visitá-los e descobrir as relíquias que guardam. Infelizmente algumas delas não têm aberto nos últimos anos, como a Igreja de Nossa Senhora das Dores e a Igreja das Dominicas pelos piores motivos possíveis. Vamos lá ver se hoje podemos visitá-las.

Na Ajuda em Elvas e na Enxara em Campo Maior começam a aglomerar-se os campistas, dispostos a aproveitar os benefícios da natureza e conviver, rodeados das iguarias típicas da quadra e, preferencialmente, de muita bebida.

Não sou muito adepto, mas muitos são os que, por estes dias, literalmente mudam residência para as margens do Guadiana, este ano menos extensas a avaliar pelo caudal do rio.

Seja qual for a forma que escolham para viver a vossa Páscoa o mais importante é que a saboreiem bem!

Desejo-vos a todos uma óptima Páscoa!

São Mais Dualidades!!!
NP

5 comentários:

Elvascidade disse...

Boa Páscoa!

portasdolivenza disse...

Uma feliz e santa pascoa são os votos de PORTASDOLIVENZA.

Dualidades JP disse...

Nada melhor que tirar umas feriazinhas nesta altura. :)

Anónimo disse...

Lá vai a gente na procissão!!!
iiiuuuhhuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!
:)))))))))))

E a seguir T.
Que é bom tb!!!!

Boa Páscoa!!!

Jinhos,
MS

Anónimo disse...

NP, não te esqueças dos chupas :)

Kiss :)