Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 20 de abril de 2010

O que é feito da gripe A?!

O que é feito da gripe A? Será que já passou?

Quem é que não se lembra do que representou a gripe A há uns meses atrás, todo o cenário que foi criado em volta da gripe, as mortes que provocou e o alarido que provocou.
Morreram pessoas com a gripe, classificaram-na como epidemia e temeram o pior, com um contágio incontrolável pelo mundo inteiro.
Quase todos os países correram a comprar muitas e muitas doses de vacinas. Praticamente todos compraram em excesso, mais do realmente precisavam. O mesmo aconteceu em Portugal.
Depois as pessoas não acorreram à vacinação e as encomendas sobraram.

E afinal, foi excesso de preocupação com uma gripe que foi apenas mais uma, que causou alguns mortos como todas as gripes ou existiram mesmo razões para todo aquele alarido?!
A verdade é que a época das gripes já está a acabar e tudo aquilo de tão mau que se temia acabou por não se verificar, mesmo as pessoas não tendo acorrido em massa vacinação.
Arriscava-me a dizer que a gripe A, actualmente, já faz parte das memórias dos portugueses e já ninguém se lembra do que isso foi.

A nossa Ministra da Saúde afirmou esta segunda-feira que o ministério vai continuar a trabalhar para prevenir a gripe A (H1N1), embora o país esteja a atravessar uma fase em que o vírus praticamente desapareceu.
Segundo a Ministra "Não estamos numa época de gripe, mas o vírus mantém-se e vai estar vivinho e actuando em várias populações".
Embora o director geral de Saúde, Francisco George, tenha dito recentemente que o vírus "eclipsou-se", a ministra garantiu que o Ministério da Saúde "vai continuar a trabalhar e a fazer aquilo que tem feito que é prevenir".

Mas a verdade é que poucos são os portugueses que nesta altura se lembram da gripe A, pela altura do ano em que estamos, e provavelmente só se voltarão a lembrar dela lá para o Outono.
Resta saber se estamos descontraídos demais ou aquilo foi "muita uva e pouca parra".

JP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Penso que foi um negócio!

portasdolivenza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.