Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 27 de abril de 2010

Herman José esteve em Elvas

O Cine-teatro de Elvas não encheu, mas apresentava uma boa moldura de público de todas as idades, essencialmente de fãs do trabalho de Herman José.

Confesso que fui para o espectáculo com alguma desconfiança e a ideia pré-concebida que o humor de Herman José está gasto e muito visto.

O espectáculo começou à hora marcada. Sobre o palco apenas alguns instrumentos musicais, adereços e a genialidade do artista que mudou o humor em Portugal. Não foi preciso muito tempo para que se percebesse que ia ser um bocadinho muito bem passado.

Herman José conserva a irreverência que o caracteriza e é inigualável na sátira.

Vi alguns rostos fecharem-se cada vez que baixou um pouco o nível do seu discurso, não nos esqueçamos que o espectáculo decorreu na província, mas também a esse tom já nos habituou.

Mantendo como fio condutor o relato da sua carreira artística, lembrou cantores de outros tempos, canções que marcaram épocas, reviveu genéricos de programas seus que povoam o imaginário de todos os que os assistimos, tais como "O Tal Canal", "Humor de Perdição", etc.

Recriou personagens : a Maximiana, o Zé Estebes, Serafim Saudade e o Nelo.

No final de algo mais de hora e meia ficou a sensação de que o tempo tinha voado. Só os grandes artistas tem o dom de tornar o tempo ainda mais efémero.

O público aplaudiu de pé e Herman José disse aos microfones da comunicação social local presente que, valoriza este tipo de espectáculos e o contacto com o público.

Dei por mim a pensar que a vida dá muitas voltas e que a fama é realmente passageira.
O homem mudou a forma de fazer humor em Portugal, abriu a porta para que pudessem aparecer os Gato Fedorento, os Contemporâneos e outros que tais, mas como tudo na vida, viu a sua imagem desgastada e foi esquecido.

Parece-me revelar grande coragem ao voltar à estrada e num espectáculo minimalista dizer aos portugueses que está vivo e que se recomenda.

Dou a mão à palmatória! Estava céptico, mas como diz a outra, "ri-me como se não houvesse amanhã".

São Mais Dualidades!!!
NP

4 comentários:

portasdolivenza disse...

1 bitaite,má divulgação do espectaculo.

Elvascidade disse...

Queremos mais espectaculos destes!

Dualidades JP disse...

Soube bem voltar a ver o Herman regressar à RTP e ao formato de programa mais habitual nele.

Anónimo disse...

A questão é que o consumo intensivo de Herman todas as semanas durante ANOS, levou a um real desgaste. É que o desgaste da imagem, está associado ao desgaste de assunto e formato.
Ele mesmo já devia de tar farto. Ele gosta é deste tipo de contacto. Não é por acaso que abriu 2 casa em Lx onde fazia espectáculos semanais. Era o espaço onde ele podia fazer o k queria, do mo do que queria. Sem pressões de audiências, formatos...
Pessoalmente não vejo esta tourné como "um passo atrás na carreira". Vejo antes como um luxo a que se pode dar, devido aos patamares que alcançou!

Jinhos,
MS