Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Oito e Oitenta (#98)

Oito: afinal estamos ricos e eu não sabia

Isso foi o que eu pensei há uns dias quando soube que Portugal ia emprestar dinheiro à Grécia para os ajudar a sair da crise. Uns largos milhões, pelo que li e ouvi. Segundo a imprensa, o equivalente a 73 euros por cada português (ou 77 euros, depende do jornal ou canal que se leia ou oiça).
Na continuação da notícia, pude ler e ouvir que esta boa acção do nosso Estado poderá fazer com o que nosso défice aumente, tornando também mais difícil a nossa própria situação económica e obrigando a mais sacrifícios.
Li e ouvi ainda que Portugal, proporcionalmente falando, terá sido dos países que mais dinheiro emprestaram à Grécia.

Mesmo tentando fazer alguma filtragem desta informação, porque nem sempre o que se lê e ouve corresponde exactamente à verdade, apetece-me perguntar: mas afinal andaram a enganar-nos, a dizer que estávamos em crise, que tínhamos de apertar (ainda) mais o cinto, a fazer PEC’s com aumentos de impostos, reduções nas deduções ao IRS e afins e vai-se a ver nós afinal estamos ricos?
Será...


Oitenta: devolução do IRS

Em cima bati, aqui aplaudo.
Antes de se iniciar a entrega electrónica do IRS do ano de 2009 disseram que era objectivo da DGCI fazer os reembolsos num prazo de 20 dias a contar da data de entrega.
Pois bem, não sei se a todos aconteceu isso, mas no meu caso posso dizer que o meu reembolso aconteceu cerca de duas semanas após a entrega. Inclusive melhor que tinham anunciado. Acho que estiveram bem.
Recebi bem menos do que nos anos anteriores mas pelo menos recebi depressa. :o)


No Oitenta de hoje queria também incluir uma outra referência. A um clube de futebol que ontem alcançou uma grande vitória e um grande feito.
Obviamente estou a referir-me ao Desportivo de Chaves, que luta pela permanência na Segunda Liga e que ontem conseguiu o apuramento para a final da Taça de Portugal. Um pequeno clube com possibilidade de ganhar um troféu.


JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

8: Parece que sim, somos ricos e não sabiamos.

80: Lá vem finalmente uma promessa cumprimda!