Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Europa em erupção

Hoje confesso aquele que era o meu desconhecimento e o meu espanto.
O meu desconhecimento porque não sabia que a Islândia (o tal país que de há uns tempos para cá ficou essencialmente conhecido por ter entrado em falência), que fica no mar do norte, perto dos grandes glaciares e com alguma área coberta de gelo, tinha vulcões no seu território. E vulcões que não estão extintos.

O meu espanto perante o caos que um desses vulcões, que ontem entrou em erupção, está a causar em toda a Europa.
Os problemas, claro, começaram na própria Islândia. As zonas circundantes ao vulcão foram afectadas pelo aumento da temperatura e como estamos numa zona com gelo, isso deu origem a que esse gelo começasse a derreter e consequentemente ter provocado inundações.
Depois, o pior problema, a nuvem de cinzas que se formou e começou a cobrir o país.

Essa nuvem de fumo foi aumentando e o pior de tudo, foi-se deslocando para a Europa continental. E tem sido essa nuvem de fumo, à medida que vai avançando pela Europa, que tem paralisado o espaço aéreo de vários países e obrigado ao encerramento dos aeroportos.
Essa nuvem de fumo já obrigou ao encerramento de centenas de aeroportos e cancelamento de milhares de voos, fazendo com que as comunicações aéreas andem a meio gás.
Países como a Alemanha e a Bélgica já tiveram de encerrar aeroportos e até a França já previa ter de vir a fazer o mesmo a alguns dos seus.

Quanto a Portugal, dizem os especialistas, não deverá ser afectado directamente, embora pelas limitações dos aeroportos de outros países e na utilização do espaço aéreo, também centenas de voos tenham sido cancelados.

Também ouvi que para além deste vulcão que entrou em erupção, existe um outro que não fica muito longe e que nas últimas vezes que o primeiro entrou em acção, o outro seguiu-se-lhe algum tempo depois. O que dá que pensar. Se um já provoca esta confusão, o que será com dois.

JP

3 comentários:

dualidades np disse...

A natureza tem-nos dado claros sinais nos ultimos tempos. E por muito evoluidos que nos consideremos, a verdade é que somos totalmente impotentes relativamente à sua vontade.
Continuo a achar que não devia ter visto o 2012...

Anónimo disse...

Os pilotos da TAP vão fazer greve porque não foram afectados pelo vulcão e vão ter de continuar a tarablhar e são descriminados em relação aos pilotos de outras companhias.

JPS disse...

Qual natureza NP? Isto é simplesmente uma retaliação do governo islandês contra a Europa. Todos se ofereceram para ajudar a economia grega mas não quiseram saber aquando do colapso lá da Islândia. Cada um se defende com o que tem :))))