Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Viciado. Quem, eu?!

Todos temos os nossos vícios. Uns mais que outros, uns mais problemáticos que outros mas ninguém lhes escapa. Podia parar durante uns minutos e fazer uma lista dos meus mas há alguns que não me apetece partilhar com vocês.
Posso apenas confirmar que um dos meus "pequenos" vícios é mandar SMS’s. O que querem, gosto de teclar nos botõezinhos do aparelho. Mais do que fazer chamadas e dar à língua.

O vício dos telemóveis em geral foi daqueles que mais depressa se alastrou pelos portugueses e por todo o mundo em geral. Toda a gente, pobres ou ricos têm o seu telemóvel. Quanto mais vistoso, melhor.
E depois, muitos de nós não ficámos por aí. Como um único telemóvel não bastava, houve aqueles que precisam de 2 ou 3 aparelhos. Sempre contactáveis e em todas as redes.

Segundo a ANACOM, o total de utilizadores em Portugal do serviço telefónico móvel ascendia no final do ano passado a 15,9 milhões. Ainda segundo a Associação Nacional das Comunicações, cada cliente realiza, em média, 44 chamadas por mês e envia 133 mensagens escritas.

No quarto trimestre do ano passado, os assinantes de serviços móveis realizaram 2 milhões de chamadas e enviaram um total de 6,3 mil milhões de mensagens escritas. Isto dá-nos os números referidos em cima, ou seja, em média, cada utilizador fez 44 chamadas por mês, menos duas do que no trimestre anterior, e enviou 133 SMS.

Eu que me considerava um viciado em SMS’s, depois de ver estes números fiquei bem mais satisfeito por perceber que afinal sou um aprendiz da coisa. Apesar de enviar bastantes fico certamente abaixo desta média nacional.
E se 133 é a média, ponho-me a pensar qual será o número de SMS’s que os recordistas conseguem atingir.
A minha média diária apenas sobe nos dias em que gosto de partilhar os golos do Benfica e os golos dos adversários de outros clubes.

A ANACOM revela ainda que "no quarto trimestre de 2009, o número de assinantes de serviço móvel em Portugal aumentou 2,4% em relação aos três meses anteriores e progrediu 6,5% quando comparado com igual período de 2008, para um total de 15,9 milhões".

Estes números revelam isso mesmo, que existem actualmente muitos utilizadores que possuem mais do que um telemóvel e um cartão. No final do ano passado tínhamos que a taxa de utilização de serviços de telemóvel era de 149,9 por cada 100 habitantes.

Apetece dizer que a crise é bastante geral mas parece que a área das comunicações móveis será daquelas menos afectadas pela falta de liquidez.
Sempre contactável.

JP

Sem comentários: