Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mário Crespo

Nos últimos dias a Comunicação Social tem repetido vezes sem conta as palavras défice e desemprego e se a primeira parece um palavrão à maioria dos portugueses, a segunda surge como ameaça no horizonte de todos nós.

Ainda ontem José Sócrates discursava e minimizava a gravidade de ambos estabelecendo comparações com os resultados ainda mais graves de outros congéneres europeus como a Grécia, a Espanha ou o Reino Unido, como que sugerindo que por cá se fez um bom trabalho apesar do cenário francamente negativo que nos afecta a todos e ao qual o Governo que ele representa é completamente alheio.

Enquanto isso, e no seguimento de outros episódios similares, sendo o mais famoso o afastamento de Manuela Moura Guedes dos ecrãs da TVI, Mário Crespo, o jornalista da SIC Notícias, denunciou ontem no site do Instituto Francisco Sá Carneiro uma alegada conversa entre José Sócrates, Pedro Silva Pereira, Jorge Lacão e outra pessoa ligada à televisão em que referindo-se ao jornalista o adjectivaram como "louco, profissional impreparado e problema que teria de ser resolvido".

Mário Crespo pretende fazer queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social e levar o caso ao Sindicato dos Jornalistas, não excluindo um processo contra o próprio Primeiro Ministro.

O caso já mereceu alguns comentários. O presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas afirmou que a situação "é muito grave, uma vez que os jornalistas não devem ser constantemente pressionados por exercerem a sua profissão e não agradarem a quem tem o poder".

A Direcção de Informação da SIC também se solidarizou com o jornalista no final da edição de ontem do Jornal da Noite, contrariamente ao Jornal de Notícias que, se recusou a publicar a habitual crónica de segunda-feira de Mário Crespo por a mesma revelar o teor da referida conversa. Como justificação refere a necessidade de serem ouvidas as partes interessadas.

No seguimento desta situação Mário Crespo cessou a sua colaboração com o referido jornal.

Depois das especulações sobre o afastamento de Marcelo Rebelo de Sousa da TVI, da polémica à volta do Jornal Nacional de Manuela Moura Guedes com direito a referências directas por parte do Primeiro Ministro, é chegada a vez de também Mário Crespo ser alegadamente incómodo.

Veremos o que vem a seguir…mas não deixa de dar que pensar toda esta sucessão de acontecimentos!!!

São Mais Dualidades!!!
NP

7 comentários:

portasdolivenza disse...

Sou admirador do estilo jornalistico do Mario Crespo,mais do que de Manuela Moura Guedes,é inconcebivel a atitude do 1º ministro e seus pares,em relação aqueles que o criticam,mas por cá e já li hoje noutro blogue,o presidente da camara de elvas fez o mesmo ou pior,segundo o post uma jornalista da rádio elvas questionou o autarca "se sempre ia demitir conforme prometeu se a maternidade saisse de elvas?",a jornalista foi despedida pelo manuel carvalho(secretario de rondão almeida e sócio da radio elvas) segundo o escrito a jornalista eatá a trabalhar numa rádio em redondo.A liberdade em um bem de todos e atitudes ditadoriais como as que transcrevi não são admissiveis nos dias de hoje,deviam pedir desculpas a quem os elegeu.

Elvascidade disse...

Mais uma novela, á Portuguesa!
Que País!!!

JPS disse...

É para fazer a vontade aqueles que têm saudades do Salazar. E isto é só um cheirinho do que aquele cancro fazia.

Anónimo disse...

Pois da Manuela Moura Guedes, não tenho pena nenhuma porque acho k ela não era jornalista. Era uma pessoa com acesso facilitado às audiências. Fiquei muito satisfeita foi com a entrevista que ela fez ao bastonário da ordem dos advogados. VALENTE!!! Esse chegou pa ela e respondeu-lhe à letra.

Já do Mário crespo, acho que é um SENHOR e não posso concordar com o k lhe está a acontecer.

Mas se querem saber, acho que é mais um daqueles casos que vai passar impune.

É que quando se fala do 1º ministro, por mais atrocidades que faça, etem feito MUITAS, e têm todas vindo a público, a coisa acaba por não dar em nada porque é uma questão de "imagem do país" condenar a pessoa que lhe conduz os destinos...

O azar no Bill clinton, no episódio da Monica, foi não ser presidente em Portugal!...

Aguardemos o evoluir dos acontecimentos.
Como já referiram é mais uma novela à portuguesa.
Melhor que a nossa, só em Itália com o Berlusconi...
hehehehe

Com o Salazar, acho que havia mais moralidade: COMIAM TODOS!!!!
:)

Jinhos,
MS

Dualidades JP disse...

Por cá andam a aprender umas coisas com o Hugo Chavez.

JPS disse...

O Chavez assume-se, o nosso Sócrates não quer sair do armário :))))

Anónimo disse...

o abichanado do socrates,so pensa na ditaDura,mas ela quer mandar,quer falar da tabuada mas ela nao sabe,hoje juntaram-se todas as ministras do governo e ela nao faltou.