Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Como anda o Figo?

Será que o Figo é aquela pessoa "ideal" que transparece para todos nós, aparentemente sem defeitos, marido e pai de família invejado, que foi um dos maiores jogadores de futebol portugueses de todos os tempos e igualmente reconhecido no estrangeiro?!
Será que este é o verdadeiro Luis Figo, que todos nós nos habituámos a respeitar e a olhar como um dos maiores representantes de Portugal no mundo?!
Sinceramente, não sei.

À semelhança de quase todos nós, também eu sempre me habituei a olhar para o Figo como aquele jogador de futebol genial, durante muitos anos capitação da Selecção Nacional e um dos seus melhores representantes. Mas será que é mesmo assim?! Repito-me. Não sei.

O nome de Luis Figo, paralelamente a tudo aquilo de bom a que está invariavelmente associado, ultimamente tem aparecido também ligado a alguns casos menos “positivos”. Há uns tempos, no caso BPN, supostamente e apenas como alguém que lá investiu dinheiro e no fim saiu a perder e agora bem mais recentemente envolvido no caso da escutas do processo "Face Oculta".
Dizem os boatos que Luis Figo poderá ter dado o seu apoio político a José Sócrates, durante a campanha eleitoral para as ultimas eleições Legislativas, mas a troco de umas valentes "massas" e que essas "massas" terão sido arranjadas, pagas e encobertas sob uma pretensa campanha publicitária de Figo fez para um complexo empresarial na zona da grande Lisboa...
Apesar de tanta porcaria que se tem ouvido nos últimos tempos e sobre tantos temas, também há uma máxima que diz que onde há fumo há fogo. Fico na dúvida.
Por outro lado, lembro-me de algum passado do Figo enquanto jogador, em duas alturas da sua carreira, que indiciam que ele deve ter uma adoração especial por dinheiro.
Quando saiu do Sporting e antes de ingressar no Barcelona, Figo tinha a sua transferência praticamente ultimada para Itália, e para o Parma, se a memória não me falha. Já teria inclusive assinado um acordo com o clube.
Só que depois apareceu um outro clube também italiano, a Juventus se não me engano, que terá oferecido mais e o Figo esqueceu-se do primeiro.
O resultado de tudo isto foi a Federação Italiana ter proibido a inscrição do Figo e daí a sua ida para Barcelona.

O outro caso, este mais "legal", surgiu na sua saída do Barcelona. Foi nesta altura que Figo ganhou, pelo menos na Catalunha, a alcunha de "peseteiro".
Quando o Real Madrid chegou carregado de pesetas e lhe acenou com elas, Figo não pensou duas vezes antes de largar o Barcelona e se transferir para o seu clube rival.

Sei perfeitamente que estas situações não valem de nada. São apenas duas situações, mais nada. Apenas mostram que Luis Figo gosta do mesmo que todos nós, de dinheiro. Pode gostar mais ou menos que alguns de nós.
Até admito que se a mim me oferecessem a verba que se fala que Figo pode ter recebido para mostrar apoio politico a Sócrates e tomar um pequeno-almoço com ele, eu até almoçava com ele durante um mês inteiro, servia-lhe o almoço e ainda lavava e arrumava a loiça.

Tudo isto não lhe retira a grandiosidade que teve enquanto jogador de futebol e a admiração de todos nós, onde também me incluo. A mulher pode é ter gostos caros. :o)

JP

1 comentário:

Mimi disse...

Epá, vamos lá a ver … se o Socrátes me desse uns toquitos valentes para tomar o pequeno almoço com ele eu ia :o)))
E digo mais, até fazia questão de pagar pequeno almoço ao nosso primeiro :o))))

E não chames “peseteiro” ao rapaz, que isso até parece mal :o)) Se me ligarem amanhã a darem-me o dobro do salário (quiçá menos que o dobro ...), numa empresa da concorrência, eu piro-me !!!

Beijinhos,