Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os Vampiros andam aí...

Desde sempre os vampiros foram tema da nossa curiosidade. Especula-se muito e as abordagens divergem, no entanto, em todas, estes seres mitológicos alimentam-se de sangue humano que extraem com os seus caninos aguçados do pescoço dos comuns mortais.

São imortais, as suas sanguinárias vivências arrastam-se por séculos, até que algum caçador de vampiros inveterado logre espetar uma estaca de madeira no coração destes seres, exterminando-o. Segundo dizem as lendas, podem afugentar-se recorrendo a água benta ou alhos.

Diz-se que se transformam em morcegos e que não suportam a luz solar, desenvolvendo a sua actividade vampiresca apenas quando o céu se cobre de negro e a lua é dona e senhora.

O mais famoso de todos os vampiros é denominado Conde Drácula e vive num sombrio castelo algures na enevoada Transilvânia.

Os vampiros e o seu universo têm sido o mote de filmes, telenovelas e séries. Quem não se recorda do filme protagonizado por Tom Cruise e Brad Pitt ou da telenovela brasileira Vamp que divertiu miúdos e graúdos no início dos anos 90.

Mais recentemente, o fervor foi mundial através dos livros de Stephenie Meyer, "Twilight", onde uma jovem humana se apaixona por um vampiro. Arrebatou por completo os mais novos, dos livros passou para o cinema e atingiu excelentes resultados de bilheteira.

No entanto, não me recordo que alguma vez no panorama nacional a temática tivesse sido explorada.

A verdade é que o país parece ter sucumbido aos vampiros e quase em simultâneo a SIC e a TVI surpreendem os portugueses com duas séries que têm como figuras centrais esses seres imortais de olhos avermelhados e dentes pontiagudos.

Não dedique muita atenção à série da TVI já que o horário não mo permitiu, mas espreitei a da SIC e o produto final parece-me positivo, verificando-se um salto qualitativo na ficção nacional.

Parece que os vampiros estão de volta e que vieram para ficar!

Protejam os pescoços, nunca se sabe se um deles coexiste connosco no quotidiano!

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai, ai.. será que há alguém vampiro à nossa volta...
hehe

Eu tb já vi 1 episódio da série da TVI, e pareceu-me bem!

Vou continuar atenta....

Jinhos,
MS

Anónimo disse...

JP,
Vi agora o post do Avatar.
Que achaste?
Vale a pena?

Jinhos,
MS