Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Percurso 1 - Elvas e as igrejas

Fechado entre compactas muralhas seiscentistas, o centro histórico de Elvas permite a quem o visita descobrir a história de uma cidade cuja origem se perde no tempo.
Essencialmente militar, Elvas é bem mais do que o Aqueduto da Amoreira, os Fortes da Graça e de Santa Luzia e o seu imponente conjunto de Muralhas.

Proponho que façamos juntos alguns dos percursos possíveis e descubramos, elvenses e visitantes, a beleza de um centro histórico autêntico e que apesar de alguns arranjos urbanísticos menos felizes, nos remete para outras épocas, para o esplendor da que chegou a ser a quinta cidade do reino.

A primeira visita vai ser subordinada ao tema "Elvas religiosa" e proponho-vos que percorramos as igrejas e capelas que se encontram espalhadas pelo casco histórico de uma cidade com uma vivência muito católica e que ainda hoje mantém vivas celebrações religiosas e procissões cuja origem se perde nos tempos.
Poderemos observar o rico património que ao longo dos séculos foi sendo erguido à medida que a cidade crescia, chegando Elvas a ser sede de bispado. Não pretendo estender-me em considerandos históricos, até porque não me sinto habilitado para o efeito, apenas encaminhar-vos num passeio agradável que podem realizar numa manhã ensolarada de domingo.

Ponto de encontro : Praça da República, a sala de visitas da cidade, surgindo de imediato à nossa frente a antiga Sé de Elvas, actualmente Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Será importante termos em nosso poder um mapa do centro histórico de Elvas para que, quem não conhece bem as ruelas irregulares e íngremes, não perca o fio à meada.

Logo de seguida, passo e indicar outros tantos pontos de interesse para dar seguimento à nossa visita, procurando ordená-lo de acordo com a sua localização e proximidade.
- Igreja das Dominicas
- Igreja de Santa Maria da Alcáçova
- Igreja de São João da Corujeira
- Igreja dos Terceiros
- Igreja de Santa Clara
- Igreja de São Pedro
- Igreja das Almas
- Igreja de São Domingos
- Igreja do Salvador
- Igreja da Misericórdia
- Igreja de São João de Deus
- Igreja de Nossa Senhora das Dores
- Igreja de Nossa Senhora da Guia
- Capela de Nossa Senhora da Conceição

Ainda no centro histórico e durante o nosso trajecto, teremos oportunidade de conhecer as cinco capelas dos Passos, situadas na rua de Olivença, de Alcamim, no Largo da Misericórdia, no Largo São João de Deus e na Rua André Gonçalves.

Sairemos então da zona intra-muros onde poderemos encontrar :
- Igreja de Nossa Senhora da Nazaré
- Igreja de São Francisco
- Santuário do Senhor Jesus da Piedade
- Igreja de Santa Luzia
- Capela de Nossa Senhora da Ajuda


Que tal o passeio?

Muitos destes templos estão classificados como Monumento Nacional e outros são imóveis de interesse público, pelo que considero de extrema importância que a autarquia continue a encetar conversações com as respectivas paróquias para que se agilizem os procedimentos necessários e rapidamente todos eles possam estar ao alcance de qualquer visitante, devidamente restaurados e constituindo mais um motivo de interesse da cidade raiana.

Para a semana proponho-vos outro passeio pelo centro de Elvas! O que vos parece?

São Mais Dualidades!!!
NP

8 comentários:

Dualidades JP disse...

Reforço o convite. Vale a pena a visita.

Anónimo disse...

Amizade!!!!!!!!!!

Tá um ESPECTÁCULO!!!!!!!!!!!

És um artista e um apaixonado de Elvas!!!!

Há igrejas que não conheço.
Lanço-te um desafio: Numa dessas amnhã ensolaradas, fazes tu uma visita guiada!
K dizes?

Kem mais se quer juntar à visita? :)

Jinhos,
MS

dualidades np disse...

Vamos embora a isso... Quando marcamos?
Já recebi algumas críticas construtivas, como a do amigo JC. Falta efectivamente aqui um mapa com a localização das igrejas. Tenho que tratar do assunto.

Mimi disse...

Quando a visita for as tascas em Elvas eu alinho :o))

Beijinhos,

Undertaker disse...

Não sei quem é a MS, mas eu também me junto à visita guiada!

Por acaso tenho ido a algumas visitas guiadas em Elvas mas ficamos sempre no edifício do antigo hospital!!!

Anónimo disse...

NP, mto boa esta tua iniciativa!
Eu já tive o previlégio de fazer contigo e mais umas centenas de pessoas um roteiro semelhante a este que propões,na 5ªf de Páscoa, na Procissão do Mandato!
Acreditem que o espólio religioso da nossa cidade é deveras mto rico e temos igrejas lindissimas...Convido-vos a que um ano se decidam a alinhar comigo e com o NP,a fazerem esta procissão, de certo k vão ficar encantados, mesmo k não sejam crentes, vão gostar de conhecer as nossas igrejas !lol
Mas, já agora tb podias dizer k fora de muros, tb existe a Igreja da Boa-Fé, não é bonita, mas é uma igreja...lol
Bjocas
AP

Anónimo disse...

Uma visita inesquecìvel, principalmente se for feita na companhia do NP e da AP numa 5ª feira de Páscoa. Mas o meu querido e amigo NP esqueceu-se de vos convidar a visitar os Passos da cidade situados na Rua de Olivença, Rua de Alcamin, Largo da Misericordia, junto á PSP e ao Hotel S. João de Deus. Assim como os de Vila Boim. São dignos de ver. A Procissão do Sr. dos Passos vai realizar-se em Elvas no dia 07 de Março. Já que estamos na Quaresma aproveitem e vão visitar.

NP, como sempre, só boas ideias.
Bjs
CS

Anónimo disse...

Tá tudo muito certo. Mas alguém me sabe dizer que interesse tem visitar igrejas e afins? 90% desses ditos monumentos estão degradados. Talvez fosse melhor recuperá-los 1º e só depois fazer o pediigrejas e afins. Acho que os museus têm mais interesse. Dão a conhecer a história da cidade, mesmo estando já a perder algum interesse uma vez que os artistas que expoêm são sempre os mesmos.
Dou os meus parab´´ens aos Dualidades por este magnífico blog.

Eu,
Elvas no Coração