Antes de saires de casa presta atenção

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sugestão Dual (#13)

Esta semana foi ventilada na comunicação social a possibilidade de, parte do espólio do núcleo de Vila Viçosa do Museu dos Coches, ser transferido para o novo Museu dos Coches de Lisboa.

Não há confirmações oficiais, mas a ameaça paira no horizonte, dando mais uma prova de centralização e retirando cada vez mais atractivos ao interior do país.

Para quem não sabe, Vila Viçosa é uma localidade alentejana do distrito de Évora, limitado a norte e leste pelo concelho de Elvas, a sul pelo do Alandroal, a oeste pelo de Redondo e noroeste pelo de Borba.
Foi sede do Ducado de Bragança desde 1502 e residência de férias da família Real até à data da proclamação da República.

Hoje em dia a vila vive turisticamente do Paço Ducal, permitindo aos visitantes conhecer os detalhes do quotidiano Real do início do século passado.

Até à pouco tempo, estava no Palácio Ducal de Vila Viçosa a carruagem onde viajava o Rei D. Carlos quando foi assassinado no Terreiro do Paço. Por ocasião das comemorações dos 100 anos do regicídio, a carruagem foi transferida para Lisboa e a verdade é que ainda não regressou a Vila Viçosa.

Em virtude de tudo isto, a minha sugestão de hoje é uma visita à simpática Vila Viçosa com a obrigatória passagem pelo Paço Ducal. Além de ser um agradável passeio de fim-de-semana, devem aproveitar para visitar este património...enquanto ainda cá está!!!

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Dualidades JP disse...

Este post levantou-me duas tristezas.
Uma pela hipótese de transferência desse espólio do sitio onde deve estar para Lisboa.
Outra por pensar que apesar de estar tão perto, ainda nunca o Palácio.
Ganda toto.

Bom fds.

Anónimo disse...

caro NP,os coches bem como o recheio do palacio de vilaviçosa pertencem á casa de bragança,eles, administração, tem autonomia para fazerem o que bem entenderem é uma fundação privada,agora o que nos toca a nós alentejanos,e principalmente aos calipolenses,O DEVER DE RECLAMAR,o palácio de vila viçosa é em termos de promoção turistica do ALENTEJO,uma das mais valias se não for a que tem maior potencial,a par dos conjuntos monumentais de elvas,évora/monsaraz.

Se pretendemos uma região de TURISMO DO ALENTEJO,que tem um potencial imenso,com mar,serra,planicie,monumentos,alqueva,gastronomia,etc.,não podemos deixar de reclamar que nos retirem parte das armas que podem ajudar a promover o nosso turismo.

ESTÁ A REGIÃO DE TURISMO ALENTEJO ATENTA?parece que não ,trocou-se o cargo que devia ser dirigido por um profissional do sector,por um politico analfabeto em turismo.