Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Oito e Oitenta (#111)

Oito - Pela Igreja de São Paulo

As chuvadas intensas do inverno passado vieram agravar a situação já periclitante de muitos edifícios dos centros históricos de muitas cidades de norte a sul do país. Elvas não é excepção.

Chegámos a ser notícia de noticiários ao verificar-se uma derrocada que atingiu uma viatura automóvel e obrigou a desalojar as famílias que residiam na sua envolvente.

Soubemos na altura que, as referidas habitações, vizinhas das ruínas do Convento de São Paulo na parte alta da cidade, em pleno centro histórico, eram pertença no Ministério da Defesa, tendo a autarquia manifestado o seu desagrado e mostrando-se disponível para arranjar soluções, caso o referido ministério acedesse em ceder esses e outros imóveis.

Decorridos todos estes meses, a solução encontrada passa pela demolição do que resta do Convento de São Paulo, sob pena de, a sua derrocada pôr em risco as habitações contíguas e a vida dos que aí vivem.

Os trabalhos de demolição só não se realizaram ainda porque foi interposta uma providência cautelar pela Quercus, uma vez que no local existem um conjunto de ninhos de andorinhão preto.
Felizmente os verdes travaram o que parece ser inevitável, despertando no entanto a consciência de todos os elvenses que nos preocupamos com o património e com o rico legado que nos deixaram os nossos antepassados.

Que país é este que aponta como solução a derrocada de uma fachada de um monumento de uma cidade militar que se quer candidata a Património Mundial. Talvez seja a solução menos dispendiosa, mas por certo a menos eficaz também.

Que país é este que não valoriza a cultura, a história, o património…

Mostro desde já a minha indignação pelo facto e passo a transcrever-vos o texto de um e-mail que o amigo JC me reencaminhou ontem, solicitando a todos, elvenses e não só, que nos unamos por uma causa…

“A Igreja de S. Paulo em Elvas dentro de poucos dias será demolida, pedimos a todas as pessoas preocupadas com o património e com a cultura do nosso país, Elvenses ou não, que passem esta petição online aos vossos contactos, para conseguirmos o maior número possivel de nomes e assim evitar o desaparecimento da Igreja de S. Paulo.
As fotografias em anexo mostram a imponência e a importância que a Igreja de S. Paulo tem no conjunto histórico de Elvas ; se tambem ficarem com a opinião de que a demolição da Igreja de S. Paulo constitui uma perda irreparável e definitiva de uma parte importante do nosso patrimonio, assinem a petição.
Obrigado

http://www.petitiononline.com/paulista/petition.html”





São Mais Dualidades!!!
NP

4 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

A intenção era mesmo demolir, pelo que se pode observar na fotografia do cartaz das obras no meu blog.

Também a bela parede lateral em bruto pode ser salva se escorada com uma armadura em betão por dentro e por fora.

Para isso é que exista o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, com felizes intervenções no nosso Património Histórico e Natural.

Dina disse...

O IPPAR não tem nenhuma palavra a dizer sobre isso?

Notícias curiosas de Elvas disse...

As fotografias que alguns desejavam que se tivesse perdido!

As paredes da Câmara antes e depois de Rondão Almeida!

Veja como se altera o nosso Património!
AS PAREDES DA CÂMARA FORAM GRAVEMENTE MODIFICADAS!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Só agora vi o meu link no seu blog, Muito e Muito Obrigado, Bem-Haja!