Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 20 de julho de 2010

A igreja de São Paulo vai continuar de pé!

Depois de na passada quarta-feira ter solicitado a vossa colaboração para se associarem à petição on-line que seria entregue na Assembleia da República na tentativa de evitar a demolição da antiga Igreja de São Paulo em Elvas, é com bastante satisfação que vos comunico que, ao que consta, o imóvel não será derrubado, segundo declarações da directora regional da Cultura do Alentejo, Aurora Carapinha.

Técnicos do referido organismo estiveram em Elvas, avaliaram o estado do edifício e são favoráveis ao escoramento do mesmo, invalidando o argumento que defendia o Ministério da Defesa para a demolição, tendo já iniciado a preparação do terreno, colocando os andaimes necessários para deitar por terra o que resta da referida igreja.

Em ruínas há mais de um século, a igreja de São Paulo prepara-se agora para ver preservada a sua fachada e tudo o que resta do imóvel seiscentista enquanto peça fundamental da arquitectura daquela zona do centro histórico elvense.

Para tal, e de acordo com a opinião do executivo elvense, será necessário recorrer-se a "técnicas de estabilização e manutenção da construção actual, para garantir a integridade daquele património e a segurança dos residentes e transeuntes nas artérias envolventes das ruínas referidas, colocada em causa pelo estado da construção".

Segundo Aurora Carapinha, prepara-se para conhecer a classificação, de acordo com o Plano Director Municipal de Elvas. Afirma a mesma que "O edifício até poderá ser escorado e assumir a forma de ruína. O Convento do Carmo também é uma ruína e está lá".

Pode dizer-se que o património elvense sai a ganhar, e que a união faz a força. Acredito que, a adesão da sociedade civil à causa foi suficientemente forte para evitar aquilo que, em surdina e politicamente tinha sido decidido.

Pela minha parte estou grato ao andorinhão preto, porque graças à espécie foi interposta uma providência cautelar que travou as intenções do Ministério da Defesa e também estou grato aos elvenses atentos que propuseram a realização de uma petição on-line e de uma página no facebook que juntou muitos simpatizantes da causa.

Continuemos atentos e a demonstrar a nossa opinião, para o bem do património elvense e da cidade. É nestes momentos que se percebe a importância da blogosfera e da sua utilização de forma construtiva e enquanto veículo de divulgação de informação.

São Mais Dualidades!!!
NP

3 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

O Elvense Pedro Cidraes de Elvas, não sendo um grande "pássaro", a par dos andorinhões foi quem mais ajudou a salvar a Igreja.

Ele e Aurora Carapinha defendem a manutenção da fachada, por mim devia-se ir muito mais além, mantendo a parede lateral que é linda!

Dualidades JP disse...

Uma boa notícia.

Pedro Cidraes disse...

Infelizmente a noticia de que a Igreja de S. Paulo vai ficar de pé pode não ser verdade; o Ministro da Defesa hoje (dia 21 de Julho)no Jornal Publico referiu que " a demolição da igreja de São Paulo -- levada a cabo pelo Exército - é “urgente”. ou seja parece que tudo o que se tinha conseguido até este momento na defesa da Igreja de S. Paulo ,poderá ficar sem efeito. Será que o Ministério da defesa irá proseguir com a demolição apesar do parecer contrário da Direcção Regional do Alentejo, da Camara Munincipal de Elvas, dos elvenses, dos mais de 2450 assinantes da petição para salvar a Igreja de S. Paulo nacionais e estrangeiros, alguns mesmo com funções na UNESCO (Rev. Paul O´Donnel consultor do ICOMOS na Austrália)? Todos os que estamos preocupados com o nosso Patrimonio temos que continuar em defesa da conservação da Igreja de S. Paulo, informando (emails ...) os nossos deputados, grupos parlamentares e outros desta situação, porque parece que a decisão de demolir ou não a igreja de S. Paulo passou a ser uma decisão apenas politica, e que será tomada ao nivel do Governo.

http://www.petitiononline.com/paulista/

http://www.antesquetedeitemabaixo.blogspot.com/