Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Acabou o Mundial. Podem passar pela tesouraria

O sonho chegou ao fim. Chegou ao fim transformado num pesadelo. Ainda hoje tive pesadelos com aquela substituição do Hugo Almeida e com a pasmaceira que foi a Selecção a partir daí, que mesmo estando a perder durante quase meia hora não conseguiu causar uma única ocasião de perigo junto da baliza espanhola.
Pesadelos com o teatro que se montou no final do jogo, com bocas e indirectas entre jogadores e Seleccionador. Um final triste. Um pesadelo.

Depois de tudo isto terminado, os "Navegadores" chegaram esta manhã a Portugal e cada um irá à sua vida acompanhar o que resta do Mundial pela televisão.
Chegado a este ponto, apenas lhes resta passar pela tesouraria para receber o cheque que retribui os seus préstimos ao serviço da nação. O país paga. E pelos vistos paga bem. Pelo menos para o comum dos portugueses.
O lote de jogadores que integrou o estágio na Covilhã e participou no Campeonato do Mundo recebeu um total de 813.600 euros, apenas contando com a diária de 800 euros atribuída a cada um.

Assim sendo, a participação no Mundial 2010 deverá custar à Federação Portuguesa de Futebol 813.600 euros (apenas contabilizando as "diárias" ao jogadores).
Acreditando nas contas feitas por um jornal, ficamos a saber que desde o início do estágio de preparação na Covilhã, a 14 de Maio, decorreram 48 dias até ontem, o dia que marcou a viagem de regresso da Selecção Nacional a Portugal.
Assim sendo, conhecendo o valor da diária e fazendo as contas, chegamos a esse valor superior a 800 mil euros. Valor esse que poderia ter sido ainda um pouco mais elevado, caso os jogadores tivessem chegado todos juntos desde o início do estágio, em vez da chegada aos poucos que aconteceu no estágio.

Ainda referindo dados desse jornal, apenas sete jogadores se apresentaram no dia 14, chegando mais três no dia 17, outros cinco a 20 de Junho, mais seis a 21 e os últimos três no dia seguinte, elevando então o total para 24 atletas (de referir que Zé Castro cumpriu o estágio, mas ficou de fora dos eleitos para o Mundial).
Excluindo o futebolista do Deportivo da Corunha dos 23 que mereceram o cognome de "Navegadores", chega-se a uma média de cerca de 35 mil euros por cada jogador.

Ou seja, eu que pensava que jogar na Selecção era uma honra e orgulhava qualquer jogador e que o faziam por real amor à camisola, afinal esse "amor" à camisola também é pago.
Jogar na Selecção devia marcar a diferença com o que é jogar nos clubes, em todos os sentidos. Incluindo na parte financeira. Nenhum jogador é obrigado a jogar na Selecção e se o faz devia ser por livre vontade, sem necessidade de qualquer tipo de retribuição. Afinal até levam uma boa diária.
Acho que lhe ficava bem pegar nesse dinheiro que o Estado lhe pagou e doa-lo para uma boa causa.

JP

4 comentários:

Elvascidade disse...

Vergonhoso em todos os aspectos.

dualidades np disse...

O amor à camisola é lindo!
Como é lindo o facto de todos os outros portugueses ( nós ) vermos o IVA ser hoje aumentado, os combustiveis, o gás...etc.
Uns passeiam, outros pagam...e ainda "arrotam"arrogância! Haja paciência.

Anónimo disse...

Uma vergonha, sem dúvida!!!

Jinhos,
MS

Notícias curiosas de Elvas disse...

Não percam hoje e amanhã o meu muito profundo artigo que aborda a problemática da venda ambulante em Elvas.

Ambulantes: Presidente descontente!