Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Asociacion para el desarollo de la Eurociudad Badajoz / Elvas

Quer seja através do Facebook, da imprensa local ou da blogosfera elvense, já não é novidade para ninguém a criação da Asociacion para el desarollo de la Eurociudad Badajoz / Elvas que teve lugar na semana passada.

Constituída por dois espanhóis e dois portugueses, a associação pretende “favorecer a cooperação entre ambas as cidades e as suas gentes, assim como o desenvolvimento conjunto social, cultural e económico e sua promoção a nível internacional”.

Pretende levar a cabo “conferencias, fóruns, exposições, publicações de todo o tipo e em geral toas aquelas que sirvam os fins anteriormente descritos.

Nesta primeira fase de divulgação pretende angariar sócios, pelo que, os interessados podem fazê-lo através do blog http://eurocidadeelvasbadajoz.blogspot.com/ onde encontrarão toda a informação necessária.

Enquanto a vontade política não se põe de acordo, são os cidadãos anónimos que se põem em campo e começam a construir algo que pode trazer benefícios evidentes para ambos os lados da fronteira e que, ao fim e ao cabo, existe na prática e só falta mesmo formalizar.

As relações bilaterais Elvas – Badajoz fazem parte do quotidiano de ambas as cidades, intimamente ligadas há séculos. Só faz sentido existir uma Elvas muralhada, rainha da fronteira, porque em frente a ela se ergue uma Badajoz que, em diversos episódios da história, chegou a pô-la em causa.

Os elvenses atestam as suas viaturas em Badajoz, os pacenses vêm comer à restauração de Elvas. Os elvenses visitam regularmente o San Juan de Badajoz como os pacenses acorrem ao São Mateus de Elvas. Os elvenses enchem as tiendas da Calle Menacho nos sábados à tarde, como os pacenses invadem o Modelo de Elvas nos domingos de manhã. Os elvenses gostam de experimentar as sensações que o parque aquático Lusiberia lhes pode proporcionar, como os pacenses procuram o sossego da piscina do Elxadai Parque…etc,etc…

São dezenas os exemplos de rotinas que unem as duas cidades e as suas gentes, numa história comum, apesar de duas culturas distintas e duas nações diferentes.

À primeira vista pode pensar-se que, a criar-se formalmente uma Eurocidade, Elvas seria a mais favorecida atendendo à dimensão de Badajoz e ao que esta teria para oferecer, no entanto, no âmbito da candidatura conjunta a Património Mundial pudemos perceber que a cidade espanhola também tem a ganhar ao unir-se a Elvas. Sozinha não ousaria ambicionar tal classificação, mas de mãos dadas com a vizinha cidade portuguesa pode caminhar para um desfecho que turisticamente lhes traga mais-valias.

Saúdo a criação da associação e faço votos que contribuam activamente para esclarecer mentalidades e ir abrindo um caminho que, mais cedo ou mais tarde, terá que ser percorrido.

Bem hajam!

São Mais Dualidades!!!
NP

4 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Que os Elvenses e Pacenses possam ficar a ganhar com a nova Associação.
Que a Segurança Social pague o Infanta Cristina, que o jovens de Elvas possam estudar Medicina em Badajoz em pé de igualdade com os jovens espanhóis.

Que os fundos da União Europeia possam ser utilizados em projectos transfronteiriços.

As restrições habituais continuam, alcool, gás, gasolina e tabaco têm impostos especiais de ambos os lados.

Elvascidade disse...

Tem pernas para andar.

Dualidades JP disse...

Se servir para trazer algo de positivo, é bem-vinda.

Anónimo disse...

É de apoiar e ir em frente.
Só temos a ganhar. A união faz a força!!!

Jinhos,
MS