Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Estamos abertos Domingos à tarde

Depois de muitas ameaças, a situação concretizou-se: o Governo aprovou a abertura dos Super e Hipermercados ao Domingo, até à meia-noite.
Ou melhor, aprovou de forma encoberta. Disse que sim, mas que a última palavra ficará a cargo das Câmaras Municipais dos concelhos onde essas grandes superfícies estão instaladas. Ou seja, o Governo, por defeito autoriza a abertura mas as Câmaras têm a possibilidade de reduzir esse horário, se o pretenderem.

A dúvida que me fica é: será que alguma Câmara "pretende" reduzir o horário funcionamento das suas grandes superfícies, ao Domingo?! Parece-me difícil.
A forma encontrada foi uma forma simpática de dizer "Por nós tudo bem, podem abrir o Domingo todo. Se não puderem é porque a Câmara Municipal não deixa". E é aqui que eu não acredito que nenhuma (ou muito poucas) Câmara queira ser a má da fita. Até porque estas grandes superfícies têm "influência" económica e financeira nos Concelhos onde estão instaladas e podem sempre ser bons patrocinadores de eventos culturais, desportivos ou afins organizados pelas Câmaras.

Enquanto consumidor e comprador, fico satisfeito com esta abertura. É mais uma tarde que fica disponível para poder fazer as minhas compras. Se eu for preguiçoso e não o tiver feito nos dias da semana, ao fim do dia, no Sábado durante todo o dia ou no Domingo de manhã.
Por outro lado, este é mais um passo para acabar com o pequeno comércio que ainda existe e que ainda vai conseguindo fazer frente aos Hipermercados.
Obviamente que o pequeno comércio não pode de forma alguma fazer frente aos horários (e já nem falo dos preços) praticados pelas grandes superfícies. Muitos desses pequenos estabelecimentos são negócios familiares e por isso é impossível terem horários competitivos, a não ser que os seus donos vivessem lá.
A abertura das grandes superfícies nas tardes e noites de Domingo é mais uma hipótese das pessoas fazerem as suas compras de última hora que estão atrasadas ou ficaram esquecidas no fim-de-semana. Possivelmente são essas compras que irão deixar de fazer na Segunda-feira num pequeno estabelecimento perto de casa, porque não têm tempo de ir até ao Hipermercado.

Tudo isto são especulações e só o tempo irá dizer quem tem razão. Se esta abertura não terá quaisquer efeitos para além da situação actual ou se irá provocar o encerramento de ainda mais estabelecimentos de pequena dimensão, o chamado de comércio tradicional.
Se fosse eu, pelo sim, pelo não, e dada a situação de (dês)emprego que se vive, jogava pelo seguro e provavelmente não mexia nos horários. Afinal de contas, essas grandes superfícies já têm um horário bastante alargado.

JP

1 comentário:

Notícias curiosas de Elvas disse...

A situação de Elvas é muito particular. O complexo comercial da zona do PAGAPOUCO e o Modelo têm uma enorme capacidade de atracção - os bens de 1,ª necessidade são mais baratos em Elvas.

Isto cria sinergias com os restaurantes e piscina climatizada(infelizmente fechada) de tal forma que uma multidão de espanhois a prazo, se pode deslocar a Elvas aos domingos, porque Badajoz é uma cidade triste e desabitada nesses domingos.

Quanto ao comércio tradicional a maioria dos empresários são avôs e por isso não se coloca o problema familiar.

O que me parece é que o Comércio Tradicional se preocupa mais com os horários dos hiper, que com os horários que eles próprios livremente podem praticar...