Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Começaram os saldos. Alguém nota diferença?!

A época oficial dos saldos de verão começa hoje. Será que alguém vai notar diferença?!
A verdade é que só o mais distraído dos distraídos ou quem não sai à rua ou passa por um Centro Comercial é que não se apercebeu já de este ano vivemos nuns saldos "disfarçados" há largos meses.
Quase que me arriscava a dizer que este ano, desde que terminaram os saldos de Inverno, lá para o final de Fevereiro, que entrámos nos saldos de Verão.
Obviamente que não com o nome explícito de "saldos", porque a lei assim o proíbe (nunca percebi qual a finalidade desta lei), mas sob o nome de "descontos", "promoções" ou outros semelhantes que a imaginação tenha arranjado, a verdade é que uma ou outra loja de forma alternada ou continuamente temos assistido durante todos estes meses a situações deste género.

Quem beneficia disto? O consumidor, aquele que compra, pois claro!
De quem é a "culpa" disto? Por muitas voltas que dê à cabeça, só encontro um "culpado": a crise, pois claro. Quem mais. Afinal de contas ela tem sido a justificação e a explicação para tudo.
Todos sabemos perfeitamente as dificuldades económicas por que passam os portugueses, com os aumentos dos impostos, das taxas de juro, com a diminuição dos ordenados e as benesses fiscais e isso tem-se notado em tudo o que envolve gastos. A tendência de (quase) todos nós é cortar nas despesas. Porque a situação não está fácil.

As lojas e os vendedores, porque se apercebem perfeitamente desta situação, se querem manter ou reduzir pouco o volume de vendas, não têm outra alternativa senão baixar os preços e esperar que dessa forma os compradores se deixem cair em tentação pelas "pechinchas" e continuem a gastar.
Esta é a situação que se assiste pelo menos nos Centros Comerciais, desde há largos meses, onde as grandes lojas vivem há bastante tempo em época de saldos, perdão, promoções. Os saldos começam oficialmente hoje mas será que alguém vai notar a diferença?!
Será que as lojas estão dispostas a baixar ainda mais os preços dos produtos?! Provavelmente algumas sim, mas outras se calhar será mais difícil aumentar o nível da "pechincha". Muitas são aquelas que já anunciam saldos, perdão, promoções que vão até aos 70%.

Por outro lado, quando vejo lojas que promovem vendas de produtos com 70 e até 80% de desconto, principalmente lojas de roupa, fico a pensar qual será a margem de lucro destas lojas quando vendem os seus produtos ao preço normal. Se ao vender com descontos de 70 ou 80% ainda estão certamente a ter algum lucro, quanto não embolsam nos produtos que vendem sem qualquer desconto?!...

Seja como for, estejamos em época de descontos, promoções ou saldos e apesar da crise, a verdade é que todos nós caímos em alguma tentação e lá vamos comprar aquela coisa que não estamos realmente a precisar mas até nos vai dar algum gozo em ter. O nosso pequeno pecado. Não faz bem nenhum à carteira mas muitas vezes faz muito bem à moral. Tem é de ser dentro dos limites, que isto não está fácil. ;)

JP

2 comentários:

Notícias e Curiosidades de Elvas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Notícias curiosas de Elvas disse...

É, o que há uns anos suporia uma "corrida", hoje passa despercebido...