Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Viva a Catalunha

A história poderia passar-se por cá (ou talvez não), mas vem aqui do lado, do país de "nuestros vecinos".
Foi ontem à tarde que uma das mais importantes e ricas regiões de Espanha, a Catalunha, deu uma estocada numa das mais antigas e enraizadas tradições do país. As touradas.
Por referendo realizado naquela região espanhola, os seus cidadãos decidiram proibir as touradas.
Por tudo aquilo que as touradas representam na cultura espanhola a medida promete ser polémica e os muitos adeptos desta modalidade prometem não se calar. E o exemplo aconteceu já ontem, no final daquela que terá sido a última tourada. Confrontos entre apoiantes desta nova lei e outros que não se conformam com esta decisão que classificam de supressora da liberdade dos cidadãos.

A minha opinião sobre este tema mantém-se desde há muito. Sou contra. Contra as touradas e principalmente contra as touradas de morte. Não consigo encontrar qualquer lógica em tal actividade e sou daqueles que acha que as tradições não justificam tudo.
As tradições passam por tempos e épocas e há que pensar de acordo com esses tempos e épocas em que vivemos e ter a lucidez de perceber quando deixam de fazer sentido.

Tradições e excepções que se vivem em Barrancos, ilegalidades escondidas que se praticam em Monsaraz e outros casos deviam ter a atenção das pessoas e pensar se aquilo faz sentido.
Na idade média também era uma tradição muito agradável torturar as pessoas e queima-las vivas sob qualquer pretexto. Felizmente alguém percebeu que esta tradição não fazia sentido.
Existem milhentas tradições espalhadas pelo nosso país, quase todas elas bem mais educativas e culturais que esta, e infelizmente estão a perder-se com o tempo e ninguém faz nada para o evitar. Porquê neste caso as pessoas se agarram tanto à tradição?!...

Se aqui ao lado a tradição está tão mais enraizada que por cá e já começaram a dar o primeiro passo, porque é que nós não começamos também a pensar em acabar com estas barbaridades conotadas com a idade média a que alguém insiste em chamar de tradição como forma de justificar tudo o que lá se passa.

JP

6 comentários:

Elvascidade disse...

Na Catalunha já passaram a época medieval.

Elvira Carvalho disse...

Aplaudo de pé.
Um abraço

Anónimo disse...

Assobio sentado.
Cumprimentos.

Mimi disse...

Subscrevo ! ;o)

beijinhos,

Tiago Santos disse...

Também assobio sentado!!!
Acho que comparar a festa brava com a inquisição não é qualquer argumento e não tem qualquer cabimento.

http://www.toureio.com/exp/index.php?option=com_content&view=article&id=3832:o-comentario-de-miguel-sousa-tavares-ao-fim-das-touradas-na-catalunha&catid=67:noticias&Itemid=144

Cumprimentos

Anónimo disse...

As touradas são úteis porque sem elas os touros irão extinguir-se assim como os animais de caça se extinguiriam sem a caça...

Com argumentos destes está apresentado o Miguel Sousa Tavares.