Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

São Mateus 2011...

Já aqui vos tinha transmitido os meus receios quanto ao programa do São Mateus 2011, mas nunca pensei que fosse tão mau!

Qual é a ideia? Matarem as festas da cidade como fizeram com a Feira de Maio? Se assim é, estão no bom caminho.

E não me refiro só à pobreza dos espectáculos musicais, mas a toda a envolvente que continua a ser descurada.

Quando é que os Senhores da Confraria deixam de olhar para o seu próprio umbigo e pensam no beneficio da cidade e da Feira de São Mateus? Podem muito belamente dedicar-se às celebrações religiosas em honra do Senhor Jesus da Piedade, do qual são confrades, e deixar o profano para quem tenha outro tipo de meios e de experiência.

A romaria é conhecida nacionalmente, muitos apelidam-na de maior do país, está provado que anualmente passam pela Piedade milhares e milhares de visitantes vindos de vários pontos da geografia alentejano, mas também da vizinha extremadura e, no entanto, Elvas tem apenas para lhe oferecer um terreno irregular, desconfortável, enlameado quando chove, barracas de quinquilharias e banalidades, comes e bebes...

É assim que pretendem atrair turismo de qualidade? É assim que se tira partido do consumo que tais visitantes poderiam representar? É uma oportunidade única para divulgar a cidade, o seu património e produtos... mas infelizmente acho que tal não acontece.

Ponham os olhos na Ovibeja, no Festival de gastronomia do Crato e noutros que tais.
Conseguem assinalar as diferenças?

Hoje em dia não basta andar toda a noite avenida acima e abaixo como faziam os nossos pais, aguardando expectantes pelo fogo de artifício.

O São Mateus continua a ter mística para todos os elvenses, os que aqui habitamos e os que se encontram fora…mas é com mágoa que assistimos à agonia em que se arrasta há alguns anos a esta parte.

Com as escolas a começarem mais cedo o ano lectivo e com a falta de atractivos que o São Mateus apresenta, os senhores da confraria vão acabar por perder o saco e o atilho, coisa que acontece com frequência a quem tudo quer...

Restam-nos os Pendões que de ano para ano parecem atrair mais e mais fiéis, numa manifestação de fé ímpar.

Que o Senhor Jesus da Piedade ilumine um par de cabeças pseudo-pensadoras e ajude a que as suas festas possam ganhar novo fulgor e dinamismo. Amén.

São Mais Dualidades!!!
NP

4 comentários:

Elvascidade disse...

É realmente preocupante para onde caminha o nosso S. Mateus, está a morrer aos poucos sem que nada seja feito para o modernizar e o tornar mais atractivo.

Anónimo disse...

Concordo na integra com tudo o que disseste e cada ano que passa este assunto cada vez é mais notório...
Assim não vamos longe...e depois digam que é a maldita crise!!
Há desculpas para tudo...
Bjocas
AP

Elvira Carvalho disse...

O fulgor e o dinamismo que já tiveram outrora.
Um abraço

Anónimo disse...

O programa foi alterado. Veem também os Irmãos Verdades no ultimo dia da Feira.

A Câmara nunca quiz tomar conta do Parque da Piedade.

A Confraria é que é a dona do terreno e é que tem que fazer o plano de pormenor para modernizar a feira e arranjar o dinheiro para fazer os pavilhões e tudo o que querem para modernizar a feira.

Os espectáculos não são melhores porque se a Confraria não modernizou o parque da Piedade não há lá condições para mais nada.
No tempo do Carpinteiro era só uns ranchos folclóricos num palco pequenito à frente da Igreja, ou já se esqueceram.

Tanto mordem que qualquer dia a Câmara lixa-se na feira e voltam ao mesmo palco com os ranchos á frente da Igreja.

Enquanto os políticos de pacotilha da direita elvense continuarem a influenciar a Confraria, a Feira de São Mateus vai continuar a definhar. "Parabéns" a esses politiquinhos que influenciam a Confraria e a quem se deixa influenciar por eles.