Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

11 de Setembro...foi há dez anos

Passaram dez anos...

Mesmo que a memoria nos falhasse a programação televisiva deste fim-de-semana tornou impossível não recordar o acontecimento que atingiu o centro nevrálgico do mundo ocidental e fez perceber aos mais arrogantes que a vulnerabilidade existe e chega a todos…lamenta-se a forma barbara como essa lição foi dada e as mais de duas mil e seiscentas vidas que foram ceifadas e outras tantas que, conseguindo manter-se vivos, continuam marcados por aquele momento atroz.

Puxando pela memória recordou que, deste lado de cá do atlântico, almoçava-se no restaurante habitual, como todos os dias, o dia decorria com grande normalidade. Falava-se de assuntos de trabalho e outras banalidades, com os colegas de sempre, sem prestar grande importância a televisão quando…as imagens de um avião comercial a colidirem com uma das torres gémeas despertou a nossa atenção.

A imagem emitida através da CNN passava insistentemente e, privados do som da notícia, concluíamos que tinha sido um acidente o que por si só era já uma tragédia.

Recordo que, quando o segundo avião atingiu a segunda torre, pensamos que se tratava da repetição das imagens, talvez de um outro ângulo e todos éramos cépticos em pensar que, o acidente fosse bem mais do que isso.

O terrorismo chegara ao coração dos Estados Unidos da América e neste caso ao núcleo empresarial do mundo ocidental.

O fanatismo religioso atingia proporções nunca vistas e a insegurança estava a flor da pele.

As horas que se seguiram foram de inconformismo, receio e curiosidade. Voltou-se ao trabalho mas de ouvidos pregados aos noticiários radiofónicos e as actualizações que a internet ia facultando.

O tal dia normal e corrente tornou-se diferente e tornou-nos diferentes.

Vimos George Bush atónito, percebemos o medo e a raiva no seu olhar.

Milhares de famílias americanas, e não só, viram as suas vidas desmoronarem, tal como o mundo viu cair os dois edifícios, desaparecendo numa nuvem de pó e destruição.

Os noticiários da noite repetiam em uníssono todos os detalhes do acontecimento que fez parar o mundo e todos nos afligimos com as imagens de vidas humanas a lançarem-se no vazio, preferindo não existir a ter que viver o inferno das chamas e da demolição que se desenrolavam alguns pisos mais abaixo…é angustiante e assustador só de imaginar.

Passaram dez anos…

Se pararmos para pensar no que aconteceu durante este período concluímos que o mundo mudou, mas regra geral para piorar…mantém-se a insegurança, continua o terrorismo e muita coisa mudou no mundo árabe.
A somar ao terrorismo que conhecemos em pleno naquele fatídico dia de 2001, vivemos hoje o terrorismo económico-financeiro das agencias de rating, dos mercados e outros que tais.

Resta-nos esperar que os próximos dez anos sejam de esperança e de melhores dias.

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Um triste marco histórico, que mudou tudo para sempre.