Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Outra vez Dia de Pendões!!!

Elvas revive a mística, veste-se de gala e assinala, um ano mais, o seu dia de festa por excelência.

Assim o fizeram os nossos avos e os avos deles, o fazemos nos, e o farão os nossos filhos se soubermos transmitir-lhes os valores de pertença que recebemos.

A tradição mantém-se viva e os rituais são cumpridos como se fosse inevitável não o fazer. Recordam-se os que partiram e que tal como nos viveram com entusiasmo cada 20 de Setembro e continuam a vive-lo nos nossos corações e nas boas memorias que guardamos deles.

O dia começa neste momento quando os relógios marcam as 9h da manha e a Rádio Elvas transmite ao vivo e em directo a subida do primeiro foguete que da origem a alvorada. É o início da festa!!!

Daqui a pouco as bandas vão reunir-se no Viaduto e a passo ensaiado rumarão ate a Praça da Republica onde as três em conjunto entoarão o Hino do Senhor Jesus da Piedade e de seguida irão apresentar cumprimentos as entidades oficiais.

No centro da cidade vive-se uma animação diferente, apesar de menos acentuada que há anos atrás…Elvas como todo o interior perdeu algum do seu fulgor.

O ponto alto do dia e das festas chegara logo a tarde quando a religiosidade dos elvenses os atrair para a que todos classificam como das maiores procissões do país : os Pendões.

Carregados de velas, imbuídos na oração, agradecendo graças obtidas ou pedindo ajuda para dificuldades que se avizinham, uns descalços em sacrifício outros de lágrimas nos olhos todos confluem para o mesmo estado de espírito.

O cordão humano atingira dois a três quilómetros, serão milhares os que o incorporam num espectáculo digno e que uma vez observado perdura na nossa retina provocando um arrepio sentido só de o lembrar.

Ouve-se ao longe o hino…é o Pendão que se aproxima, é o Senhor Jesus da Piedade.
O momento é de recolhimento.

Elvas estará viva enquanto o dia 20 de Setembro, Dia de Pendões, for sentido na alma dos elvenses.



Bom São Mateus para forasteiros e elvenses!!!

São Mais Dualidades!!!
NP

3 comentários:

Anónimo disse...

Que o São Mateus ilumine as cabeças pensantes além dos corações, evolua de forma positiva e perdure por muitos e muitos anos!

Para um dia emocionalmente muito forte, nada melhor que o reencontro e convívio com amigos!

Até logo!
Bjos,

R.M.

Elvascidade disse...

Feliz São Mateus a todos.

Elvira Carvalho disse...

Nunca mais esqueci o relato emocionado da Dina sobre estas festas e o Senhor Jesus da Piedade.
Um abraço