Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os Marretas - 35 anos

Faz parte das nossas vidas, das nossas infâncias. Pelo menos dos vintões, trintões e quarentões.
O post de hoje bem podia ser dedicado ao saudosismo e à nostalgia. Quem não se lembra do Marretas?! Quem não "perdeu" muitas horas da sua vida a ver a Miss Piggy, o Gonzo ou o "grande" Cocas?!

Estes famosos bonecos completaram ontem 35 anos. Fez ontem 35 anos que a série "Os Marretas", criado por Jim Henson, se estreou na televisão norte-americana.
Quando Jim Henson criou aqueles estranhos personagens em forma de bonecos, ninguém adivinhava que viriam a ser um caso tão sério de popularidade em todo o mundo. Grandes Cocas , Miss Piggy, Gonzo ou os velhos resmungões e sempre desavindos. Todos eles estão de parabéns.

Corria o ano de 1976 e a partir daí as coisas nunca mais seriam as mesmas nas nossas vidas, enquanto espectadores de televisão e de bonecos animados.
Por cá, em Portugal os Marretas estrearam-se em Março de 1979 e também ninguém conseguiu ficar indiferente ao humor, muitas vezes corrosivo e perspicaz, dos seus personagens.
A série foi transmitida até 1981 e tinha como cenário principal um teatro no qual passavam os carismáticos bonecos, sempre criticados pelos dois velhos resmungões que assistiam a todo o espectáculo do seu camarote.

A série teve cinco temporadas, uma edição especial de natal e, inclusive, várias adaptações para cinema.
Para dar ainda continuidade aos bonecos, prepara-se a estreia da mais recente adaptação ao grande ecrã, com o nome "The Muppets", cuja data de estreia prevista, nos Estados Unidos, será para os finais de Setembro e conta com celebridades como George Clooney, Ricky Gervais, Whoopi Goldberg, Ben Stiller ou Billy Crystal.

Se por um lado todas estas memórias nos trazem boas recordações de velhos tempos, por outro lado pomo-nos a pensar há quanto tempo foi e quanto tempo passou por nós e pensamos também que hoje em dia seria impensável ver um programa deste género na televisão. Os "bonecos" de hoje em dia são totalmente diferentes e em nada têm a ver com os velhos Marretas. Sinais dos tempos.

Para matarem algumas saudades, deixo aqui uma música que para mim é um clássico e também uma antevisão do que será a mais recente aparição dos Marretas, com o tal filme que aí vem previsto para o final do mês.





JP

2 comentários:

Mimi disse...

Nunca gostei dos marretas :o(

Sempre achei aquilo uma parvoice pegada :o))))

Beijinhos!

Anónimo disse...

Mahna mahna!!!