Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O circo continua

A situação da Madeira já não era novidade para ninguém. Foi preciso a Troika entrar em Portugal e nas finanças nacionais para se levantar a lebre e todos ficarmos a saber o que se passava nas contas da pérola do Atlântico. Por isso, já todos tínhamos ouvido que o défice que o Governo Regional deixou acumular caminhava para o assustador e era mais um elemento que comprometia os objectivos nacionais na diminuição do buraco financeiro.
Já todos sabíamos disso e já todos tínhamos ficado de boca aberta ao ouvir as justificações de Alberto João Jardim. Segundo o governante do arquipélago, o endividamento excessivo da Madeira justificava-se como forma defesa do povo madeirense contra José Sócrates e o seu Governo. Por acaso, até o mesmo Governo que ajudou a Madeira aquando da tragédia do temporal que vitimou a ilha, destruindo cidades e matando pessoas.

Mas isso era o que todos pensávamos. Pensávamos que a situação financeira da Madeira era má, mas afinal é péssima. Há dias, quando o INE e o Bando de Portugal comunicaram os números oficiais, ficámos a saber que aquilo que pensávamos que já era mau, afinal era apenas uma amostra. Segundo os números agora divulgados, o buraco ascende, pasme-se, a mais de 1,6 mil milhões de euros. Boa parte deste valor oculto ou não comunicado às instituições devidas.
E o que diz Alberto João Jardim sobre isso?! Nada de especial. Basicamente, está-se nas tintas.

Mas a posição de Alberto João Jardim já teve várias fases. Se depois de levantada a lebre e justificando a dívida com a defesa dos madeirenses contra o Socialismo, a Maçonaria e provavelmente o Gato das Botas, Alberto João Jardim dizia não conhecer o valor exacto da dívida, agora, o discurso já é diferente.
O grande líder da Madeira agora diz que sabia o que se passava e reconhece que muitas das dividas as ocultou e/ou não as comunicou às entidades oficiais para... pasme-se mais uma vez, não o impedirem de continuar a endividar-se! Sem comentários...
Será que ainda há alguém que acredite no desejo de independência sempre manifestado por aqueles lados? E depois quem pagava as contas?!...

Mas no meio disto tudo, o que mais me custa a aceitar não é o passado, é o futuro. Sabem o que vai acontecer a este senhor, por ter feito todas estas "irregularidades"? Simples. Vai ganhar novamente as eleições de Outubro próximo.
Tal qual Isaltino Morais em Oeiras, Fátima Felgueiras em Felgueiras e outros, as pessoas vão voltar a votar em Alberto João Jardim e reconduzi-lo a mais um mandato. Não é fantástico?
E depois queixamo-nos dos nossos políticos, que são desonestos, corruptos e incompetentes. Pois, provavelmente porque o merecemos. O rei das bananas vai voltar a ganhar o poder na Madeira, muito provavelmente e mais uma vez por maioria absoluta, e a vida por lá vai continuar a ser como dantes, uma democracia muito peculiar.
Talvez a diferença não se sinta particularmente na Madeira e talvez se sinta também por cá. Quem sabe para tapar este buraco resultante da defesa dos madeirenses não virá por aí mais um imposto ou dois. Quem sabe...

JP

5 comentários:

Elvascidade disse...

Neste País vale tudo.

Anónimo disse...

O problema não é do País.
Onde (eu acredito!) a maioria ainda é gente honesta.
O problema são os que estão convencidos que vale tudo.
E pior ainda: alguns destes têm poder a mais.

Anónimo disse...

Podiam pelo menos mudar os palhaços.

Elvira Carvalho disse...

O pior é que este circo faz mais chorar que rir.
Um abraço

Fafy disse...

gostei em especial da foto escolhida...contudo não é o Alberto João que está a ficar despido, mas sim o país...

bjs