Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Os melhores da Europa

Fez-se história, como o JP comentava na terça-feira.

A final da Liga Europa fez-se em português e ambas equipas tiveram prestações que dignificaram o país numa altura em que a reputação lusa anda tão lá por baixo...

A economia anda mal, mas o futebol veio dar outro ânimo e recordar-nos que, quando queremos e nos empenhamos podemos ombrear com o que de melhor há na Europa.

E o país disse presente. Além dos milhares que viajaram até Dublin para assistir a esta final futebolística totalmente falada na língua de Camões, milhões de portugueses seguiram a transmissão televisiva da SIC que foi líder de audiências do dia, com um rating de 22,2% relativo ao jogo e um share de 54,3%.

A vitória coube ao FC Porto, não me causando particular surpresa pelo que aquela equipa vale no seu conjunto mas também nos valores individuais que a integram. Parabeniza-se a equipa vencedora e o seu treinador que termina uma época onde fez um excelente trabalho, deixando para trás outros que, entretendo-se em folclores, se afastam do foco principal: o trabalho constante e a vitória de todos e cada um dos jogos em que marcou presença.

Com tudo isto, Portugal somou 18.800 pontos no ranking da FIFA, no que concerne à temporada 2010/2011. Desta forma conquista o primeiro lugar, ultrapassando a Inglaterra, incapaz de atingir tal valor nem mesmo que o Manchester United se sagre campeão da Liga dos Campeões na próxima semana.

No ranking geral, Portugal conserva a sexta posição, garantindo na temporada 2012/2013 de três equipas na Liga dos Campeões, duas com acesso directo à fase de grupos e uma às pré-eliminatórias, e outras três equipas na Liga Europa.

Relativamente aos clubes, o FC Porto fica em quarto lugar do ranking da UEFA relativo à temporada 2010/2011, apenas ultrapassado pelo Manchester United, Barcelona e Real Madrid. Ao Sporting de Braga cabe o nono lugar no dito ranking.

No ranking geral, o FC Porto fica-se pelo oitavo lugar, apesar de se posicionar à frente de equipas como o Internazionale, ainda campeão europeu em título. O Sporting de Braga galga vinte posições e sobe à vigésima oitava posição.

O futebol português está de parabéns, principalmente estas duas equipas.

Possivelmente passarão muitos anos até que, numa fase final de uma competição europeia, se enfrentem duas equipas lusas.

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário: