Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 24 de maio de 2011

Espanha vira à direita...

Elvas está no mapa…pelo menos do calendário de campanha dos partidos da esquerda.

Sexta-feira à noite Francisco Louçã fez um comício na Praça da República, no domingo José Sócrates marcou presença no almoço comício do Centro de Negócios Transfronteiriço e ontem foi a vez de Jerónimo de Sousa tomar contacto com a população nas ruas do centro histórico.
Começou a caça ao voto numa altura em que as sondagens apontam um número elevado de indecisos.

Enquanto isso, a vizinha Espanha foi a eleições regionais no passado domingo e o partido de Rodriguez Zapatero pagou a factura pela elevada taxa de desemprego e pela degradação das condições de vida de “nuestros hermanos”.
Mariano Rajoy, líder do Partido Popular local, foi o grande vencedor, conseguindo ultrapassar o número de votantes do PSOE em mais de dois milhões.

A Extremadura espanhola foi o exemplo claro do domínio da direita. 17 das 20 cidades mais importantes da região deram a vitória ao PP : Badajoz, Cáceres, Mérida, Don Benito, Trujillo, Coria, etc.
Em Badajoz, o reeleito Alcalde Miguel Celdran reforçou a sua presença à frente dos destinos da cidade, elegendo 17 deputados municipais.

Desta forma, podemos concluir que, projectos transfronteiriços como a eurocidade Badajoz-Elvas continuarão na gaveta uma vez que o mesmo Miguel Celdrán não parece disponível para um entendimento, achando por certo que a cidade que governa não teria grandes benefícios com o mesmo…deste lado de cá lamenta-se que assim seja.

No entanto, a minha reflexão de hoje passa pelos resultados eleitorais espanhóis e a respectiva aplicabilidade às nossas legislativas do próximo dia 5 de Junho.

Rodriguez Zapatero, chefe do governo espanhol, vê o seu partido ser punido pelos eleitores depois do país atingir valores recorde de desemprego e dos manifestos da “geração à rasca” que tem marcado a actualidade internacional nos últimos dias.
Os espanhóis não o pouparam no momento de mostrar o seu descontentamento e serviram-se das eleições regionais para o fazer.

O seu compincha luso, José Sócrates, também será submetido ao julgamento popular daqui a menos de duas semanas.

Na altura, e apesar das sondagens nos remeterem para um empate técnico, também caberá aos portugueses avaliá-lo pelas políticas escolhidas para enfrentar as alterações económico-financeiras que a nossa sociedade tem conhecido.

Serão os resultados em Portugal similares aos espanhóis? Não creio! Até porque a alternativa espanhola, PP, parece muito mais credível e com muito mais força que as que se perfilam deste lado de cá da fronteira.

Dia 5 o saberemos…

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Anónimo disse...

ontem as sondagens já davam o descolar do PSD em 6%, atá ao final da campanha penso que este numero se irá colocar perto dos 10º de diferença entre os 2 principais partidos,que somados ao votos do CDS/PP dá para fazer uma maioria de centro direita.

Só resta saber se esta é a solução, pessoalmente penso que não mas enfim é o que parece que vamos ter.

Elvascidade disse...

Também penso que não será bem assim como aqui ao lado, não pelo desempenho do actual elenco mas sim pela falta de alternativa credível.