Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 6 de maio de 2011

E nós a vê-los passar...

Esta semana a imprensa pôde visitar as obras do centro comercial "El faro del Guadiana" que, de acordo com o previsto, abrirá as portas em Junho de 2012 na vizinha cidade de Badajoz.

Apesar das chuvas e do Inverno rigoroso que atrasaram ligeiramente a empreitada, os prazos vão ser cumpridos.

Neste momento as obras apenas empregam 80 trabalhadores, mas esse número está previsto atingir as 1.500 pessoas, criando à posteriori, após a abertura ao público um número semelhante.

De acordo com o Hoy Extremadura :
"La parcela ocupa 160.000 metros cuadrados (más de 20 campos de fútbol) y la superficie alquilable será de 63.000. Inicialmente eran 56.000, pero El Corte Inglés (que tendrá un edificio de tres plantas, con Hipercor en la baja) pidió que se ampliara su espacio. La inversión de la obra es de 150 millones de euros (90 el promotor y el resto, las empresas que se instalen para el acondicionamiento interior), además de lo que a El Corte Inglés le cueste su centro. De momento, la superficie está alquilada en un 70%, que es el mismo porcentaje anunciado cuando a finales de noviembre pasado se puso la primera piedra. En total se podrán instalar 102 tiendas, de las que 5 serán grandes superficies. El mayor espacio será el de El Corte Inglés, con 23.000 metros cuadrados, que también tendrá un Bricor (con 8.000), así como Primark tendrá 3.200 y H&M ocupará 2.000, la misma superficie que Zara. El centro comercial dispondrá de 2.800 plazas de aparcamiento, de las que 900 serán párking subterráneo."

Badajoz prepara-se para aumentar a sua supremacia em relação aos vizinhos do lado de cá da raia e olhando para Elvas como o restaurante dos fins-de-semana, local aprazível e monumental onde cada vez residem menos pessoas porque as saídas profissionais são poucas ou nenhumas, o comércio vai fechando e a indústria não existe...

Não quero com isto retirar importância ao contributo que os visitantes espanhóis dão à economia local, no entanto, a globalidade dos negócios não pode subsistir com procuras direccionadas e que ocorrem apenas em 2 dois 7 dias da semana...

E mais assustador se torna quando olhamos à volta e não vemos perspectivas no horizonte...

Por cá, o executivo anuncia a construção de piscinas nas freguesias rurais do concelho, nomeadamente em Vila Boim, Terrugem e Santa Eulália. O que dizer disto... Por muito que as populações locais possam solicitar tais equipamentos, numa altura de contenção de despesas parece-me um despesismo despropositado, que não é estruturante nem gerador de riqueza.

É por estas e por outras que em três semanas a troika definiu um conjunto de medidas, quando em Portugal ninguém o tinha feito em décadas.

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Afundados cada vez mais! Enquanto do lado de lá apesar da crise se prospera, de este lado de cá assiste-se à estagnação e ao ver passar… é o que temos.

Anónimo disse...

De facto, ainda bem que Badajoz continua aavançar, pena é que nós não estejamos na mesma senda.

Contudo, há uma coisa que discordo de ti.Acho que para além da tradicional gastronomia, há muitos espanhois a residirem em Elvas. Porque a construção é melhor e mais barata. Isto leva a que hajam outros consumos associados que são feitos do lado de cá. Começam a conhecer melhor o nosso comercio, e ainda que seja um pouco mais caro que em Badajoz, como vivem cá, está "mais à mão".
Ainda não é significativo, mas é um começo.
Relativamente às piscinas nas freguesias, é de fascto uma despesa perfeitamente evitável!!!!

Bom fds!!!

Jinhos,
MS