Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Oito e Oitenta (#149)

Oito: o tal vídeo para finlandês ver

Não fosse isto o Dualidades.
O Oito desta semana foi inspirado pelo post de ontem do NP. Aquilo que o NP vê como um apelo ou uma publicitação do orgulho nacional eu vejo como (mais) uma palermice e pirosice nacional.
Aceitaria na perfeição esse vídeo e considerá-lo-ia muito positivo se o mesmo se destinasse a todos nós portugueses e se, de alguma forma, tentasse despertar ou espevitar o nosso espírito nacional e relembrar-nos as nossas qualidades, que às vezes esquecemos. Dessa forma encará-lo-ia uma forma de motivação para esta fase tão difícil que vivemos e onde precisamos de toda a união
Sendo destinado ao fim que é, para mostrar aos finlandeses (????????) que temos qualidades e por isso devem aprovar-nos o empréstimo de dinheiro, acho que é ridículo. Pomo-nos a jeito para sermos gozados e levar com umas bocas bem merecidas. Prova disso é o vídeo que alguns desses tais finlandeses já se deram ao trabalho de fazer só para nos responder na mesma moeda. Ou então ler os comentários que esse vídeo tem no Youtube.

Só vos peço que façam o seguinte exercício mental: imaginem que são cidadãos de um qualquer país desenvolvido, com boa qualidade de vida conseguida através do vosso trabalho e produtividade e que há um pequeno país, no extremo oposto da Europa, que apesar de ter largas centenas de anos de história e algumas qualidades, os últimos desses anos têm-se pautado por despesismo, gastar mais do que tinha e viver acima das suas possibilidades e que agora esse país vem pedir que parte dos vossos impostos sejam usados para o ajudar a pagar as suas dívidas.
Viam isso com bons olhos? E se alguns habitantes iluminados desse país fizessem um vídeo tonto com coisas que não vos diziam nada iam mudar de opinião?!...
Acho que não havia necessidade...
Para perceber estas coisas a melhor forma é mesmo colocarmo-nos do outro lado.


Oitenta: O Elvas

Espero que o Oitenta de hoje se transforme num Oitocentos já dentro de poucos dias. Ele vai para a nossa equipa de O Elvas, que este fim-de-semana, no Domingo, disputa no estádio Municipal a subida à terceira divisão nacional, contra o nosso vizinho Campomaiorense.
Há vários anos arredado dos escalões nacionais e com prestações mais ou menos boas nas divisões inferiores, apresenta-se este ano e chegada a última jornada com grandes hipóteses de dar o passo tão esperado.

Um jogo e uma mobilização na cidade a fazer lembrar os velhos tempos, em que estes "clássicos" tinham um peso diferente na região e na cidade e vila vizinhas. Como diz o Linhas: "'Azuis-e-Oiro' e 'Galgos' em luta acesa até ao último minuto".
Que o nosso O Elvas nos brinde com um resultado que faça lembrar os velhos tempos.
Força Elvas!

JP

3 comentários:

Elvascidade disse...

FORÇA ELVAS! ;)

Anónimo disse...

8:
Tens razão.
No lugar deles tb não quereria pagar a irresponsabilidade alheia.
O video tá excelente no sentido de nos levantar o moral.
Por outro lado, como em tudo na vida, há os que concordam e os que não concordam com o k o governo desgovernou nos últimos anos, dentro do nosso país.
O alarde k fizeram de que iriam chumbar, e o fazerem pouco de nós TODOS, tb não foi nada elegante.
Neste sentido, encaro o vídio não como uma pressão para nos concederem o aval para o empréstimo - sim, pq é um empréstimo, vamos pagá-lo e com juros, não nos estão a DAR NADA - mas como uma bofetada quando "relembra" que nós os ajudámos quando eles precisaram. E nessa altura não havia CE, foi de livre e espontânea vontade. E salvo erro, não foi emprestado, foi DADO. À boa maneira Portuguesa do "há sempre jantar para mais 1"...
Neste sentido não considero 8, mas sim 80!

80:
Ainda me lembro de ter visto aqui em elvas jogos do Elvas CAD com o SPORTING. Outros tempos!
Força Elvas!!!

Jinhos,
MS

Anónimo disse...

Coisa de tugas parolos.