Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Facebook made in PT


"Chama-se Rural Value e está em fase final de desenvolvimento, devendo ser lançado em Junho, avança a equipa de responsáveis pelo projecto - que se inspira no Farmville para criar um jogo para gerir uma exploração agrícola de forma ambiental e economicamente sustentável.

O jogo, 100 por cento português, foi concebido em conjunto pelo Instituto Superior Técnico (IST) e pela Biodroid, numa parceria com a Curiosidade Digital, sob a coordenação da Liga para a Protecção da Natureza, sendo apresentado como uma ferramenta também de carácter pedagógico.
Segundo explicam os responsáveis pelo projecto, a aplicação para o Facebook é baseada numa sólida experiência científica e técnica, adquirida pelo IST nos seus vários projectos de agricultura sustentável.

Adaptado à realidade portuguesa, a quinta a gerir pelos jogadores é inspirada numa região nacional com elevado valor em biodiversidade. Os jogadores encontram o terreno em mau estado, tendo como desafio recuperar a quinta com sucesso económico e ecológico.
Além de produzir, têm de implementar medidas adequadas à biodiversidade (sem as quais não obterão apoios públicos ou receitas de actividades como o ecoturismo) e para a qualidade do solo e dos recursos hídricos (sem as quais não conseguirão produzir).

Lavrar, semear, gerir o gado, colher e vender os produtos e candidatar-se a apoios públicos são algumas das tarefas a assegurar pelos agricultores virtuais, que terão ainda a seu cargo a escolha entre diferentes técnicas agrícolas, das quais dependerá o seu sucesso - espelhado no ecrã onde verão as culturas e o gado desenvolverem-se.
Recuperar casas para turismo rural, criar percursos para observação de fauna são outras as possibilidades, que ajudarão o jogador a progredir, vendendo serviços da quinta, mas para isso precisa de assegurar a criação de biodiversidade e conservação do solo".

Artigo extraído do SAPO.

Rural Value no Facebook aqui.

JP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Para estas coisas somos nós bons! :)

Elvira Carvalho disse...

Pronto, fazemos o trabalho todo e depois o Governo põe meia dúzia de secretários a procurar os jogadores de sucesso e a copiar as medidas para a realidade. E lá vamos nós sair da crise...
Um abraço e bom fim de semanaa