Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ano azul

Não há dúvida que este foi um ano azul. Um ano do Futebol Clube do Porto. Não é algo que me agrade particularmente mas parece-me justo reconhecer que foi a melhor equipa portuguesa da época 2010/2011 e deixou a concorrência sem hipóteses.

O Futebol Clube do Porto, pela pessoa do seu Presidente e para o arranque da presente época, decidiu ir buscar um jovem treinador, até à data desconhecido e com um curriculum em que a sua maior mais valia era a de ter sido adjunto de José Mourinho. Na época de 2009/2010 orientava os destinos da Académica e conseguiu fazer uma época mais ou menos tranquila e alcançar o principal objectivo da equipa da cidade dos estudantes, que foi manter a equipa no escalão principal do futebol português.
A verdade é que Pinto da Costa viu em André Villas Boas a pessoal ideal para entregar o leme da equipa portista e os resultados estão à vista.
Sorte, trabalho ou o privilégio de orientar um bom leque de jogadores, a verdade é que a experiência não podia ter dado melhor resultado.

A superioridade demonstrada pela equipa azul, aliada a uma época frustrante do Benfica e decepcionante por parte do Sporting originou a classificação final. Nem o Braga do ano passado apareceu para oferecer maior luta pelo primeiro lugar.
Benfica, em segundo lugar, a 21 pontos do primeiro e Sporting em terceiro lugar, garantido apenas na última jornada, a 36 pontos do Porto, mostram que esta foi uma época para esquecer e tentar não repetir.

A nível interno, o Porto começou logo a época a ganhar, tendo levado de vencida a Supertaça. No final da mesma conquistou as duas principais provas nacionais, o campeonato e ontem a Taça de Portugal, frente ao Vitória de Guimarães.
Pelo meio mas há pouquíssimo tempo, arrecadou a a prova europeia, a Liga Europa.
A única taça que lhe fugiu e lhe estragou o pleno foi a Taça da Liga, tendo esta sido ganha pelo Benfica. Não fosse esta e teria contado por vitórias todas as provas em que participou.
Por tudo isto acho que é mesmo caso para dizer que este foi um ano azul. Os meus parabéns mas a torcer para que o próximo mude de cor.

JP

4 comentários:

Elvascidade disse...

Sem espinhas!

Anónimo disse...

Ano azul?...
Década azul?...
Quarto de século azul?...
É que isto começou em 1977 (há 34 anos)

Elvira Carvalho disse...

Como portista tinha que vir ler este post.
Um abraço e oxalá para o ano seja quem for o vencedor, não haja uma tão grande distancia pontual. Para bem do entusiasmo dos adeptos

Anónimo disse...

Desde que o Pinto da Costa entrou no porto, foi sempre a ganhar.

Pinto da Costa alle, alle.

Deus o conserve por lá muitos e bons anos,devido a sua competência é sinal de vitoria.

Neste momento somos o clube português com mais vitorias internacionais é isso que dá prestigio ao clube.

O interno já não vai dando grande luta.