Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Oito e Oitenta (#130)

Em dia de Restauração da Independência, faço uma reflexão sobre a importância que Espanha tem nas regiões portuguesas da raia, mais concretamente no concelho de Elvas e, se há quase quatrocentos anos celebramos a partida dos castelhanos, hoje são-nos estritamente necessários para manter viva a nossa economia.


Oito – Zona comercial do Caia espanhol

Enquanto que Portugal debate a necessidade de um TGV e se há dinheiro para realizar uma obra desta envergadura, do lado espanhol começa a ter-se noção da vasta área comercial que está prestes a nascer.

Esta semana foi anunciada para o verão de 2012 a inauguração do centro comercial "Faro del Guadiana" que ocupará 56.000 m2 numa área vizinha ao IFEBA e à Lusiberia e que se espera crie mil postos de trabalho durante a construção e três mil após a abertura.

Também se tem especulado quanto à vinda de uma loja IKEA, outra Leroy Merlin, etc, que trarão nova dinâmica ao mercado de trabalho pacense, à economia e à cidade de Badajoz.

E por cá? Parece-me que vamos ficar à espera de nos tornarmos cidade dormitório de Badajoz...


Oitenta – O Forte da Graça desperta interesse

No passado sábado foram centenas os espanhóis que visitaram o Forte da Graça, apesar do elevado estado de degradação em que este se encontra.

A iniciativa partiu do Museu Militar de Elvas e promete ter continuidade na primavera do próximo ano.

A obra arquitectada por Cosmander continua a despertar o interesse de quem a conhece, uma vez que, segundo se diz, com esta obra o seu autor esgotou a criatividade ao nível da arquitectura militar.

Deseja-se que o Ministério da Defesa assuma uma posição e olhe pelo Forte da Graça antes que a degradação se agrave e seja ainda mais dispendioso poder devolvê-lo ao esplendor de outrora.

Ficamos todos a torcer por um futuro melhor para a obra prima da arquitectura militar que nos legaram os nossos antepassados.

Bom feriado!

São Mais Dualidades!!!
NP

5 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

É muito perigoso entregar qualquer restauração do Forte à Câmara, é preferível fazer só uma pequena reparação na Casa do Governador para reparar o soalho de madeira do piso superior, perigo para os visitantes e a sua impermeabilização.

Quanto a ao desenvolvimento espanhol, é merecedor de de um OITENTA, porque a prosperidade de Badajoz é prosperidade de Elvas.

Quer a nível de emprego para Elvenses(há umas centenas na hotelaria), quer a nível do que os espanhóis possam gastar em Elvas.

Afonso da Maia disse...

Vejam as fotos da iluminação de Natal de Elvas no meu blogue ELVAS CIDADE VIVA. Está espectacular.

Dualidades JP disse...

Espanha tem importância sobre a vida e economia em Elvas, disso ninguém tem dúvidas. Infelizmente as minhas dúvidas estão em perceber se o saldo será positivo ou antes pelo contrário, negativo.
Corrijam-me se estiver errado.

Se por um lado a restauração e eventualmente algum comércio mais específico de Elvas lucra com a visita de alguns dos nossos "vecinos", também ninguém terá dúvidas que muitos e muitos elvenses atravessam a fronteira para ir aos hipermercados fazer as compras do mês, comprar roupa e afins e abastecer o carro. Só para citar os principais.
De quem é a culpa disso? Não sei, mas certamente não é dos espanhóis. Se eu vivesse aí certamente faria o mesmo. É aquilo que se chama, pomposamente, de economia global de mercado.
Torna-se inevitável a cidade pequena ganhar dependência em relação à cidade grande, mesmo que seja do outro lado da fronteira. Porque há muito mais oferta de tudo e, infelizmente, porque os preços são inferiores.
Numa situação destas, em que é impossível competir pela quantidade e pelo preço, apenas resta um caminho, que é o de competir pela qualidade e pela diferença.

Olhando para o Oito e para o Oitenta, começo pelo Oito.
Acredito e concordo que esse Oito seja atribuído ao que vai acontecer ao comércio elvense quando essa nova área comercial abrir. Vai perder (ainda) mais clientes.
Mas também é impensável para Elvas, pela sua dimensão, abrir uma infra-estrutura dessas do lado de cá.

Quanto ao Oitenta, também concordo que é positivo que o Forte da Graça desperte interesse do lado de lá da fronteira.
Mas parece-me que é mais um grande Oito pelo facto de, do lado de cá, a quem seja devida essa responsabilidade, não lhe despertar esse interesse devido. E por isso, temos mais um monumento centenário com a importância que o Forte tem, a cair no abandono e degradação.

Por isso, apetece-me acabar de forma redundante e voltar a chover no meu molhado. Continuem com os TGV’s, com as novas pontes sobre o Tejo e a comprar dívida aos irlandeses. De certeza que este é que é o caminho certo. Para que precisamos nós dos espanhóis para abalar a nossa economia se temos cá os portugueses a tratar disso.

Viva o 1º de Dezembro.

Anónimo disse...

Dá-lhes JP!

Mimi disse...

JP és o maiooooorrrr ;o))

Vê-la se te candidatas a presidencia porque eu dava uma belissima primeira dama LOLOLOLOL

Beijinhos,