Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

As compras de Natal

Começa a azáfama das prendas e todos assumimos com os nossos botões o compromisso de este ano gastar menos dinheiro. A crise a isso o obriga.

Elaboramos a lista de prendas, cortamos ao máximo, mas há sempre um núcleo duro a que temos prazer de oferecer.

Nada está barato e não queremos oferecer bugigangas...começa a nossa derrapagem.

Corremos lojas e lojas, espreitamos montras, mantemo-nos atentos à publicidade que inunda por estes dias todos os canais de televisão. Folheamos os suplementos que enchem as revistas, damos voltas e mais voltas até conseguir completar a nossa lista e gastar o mínimo possível.

Depois vem os senhores estudiosos e dizem que cada português gastará menos que os quinhentos e não sei quantos euros dispendidos no ano passado. Dá-me vontade de rir. Se todos os estudos tiverem tanta veracidade como este...não sei nada das vossas vidas, mas em relação à minha tenciono gastar metade desse valor. Das duas uma, ou isto é um país de ricos ou até no que às prendas de Natal diz respeito vivemos francamente acima das nossas possibilidades.

Este não surge-nos um factor novo.

Os habituais saldos que enchiam de novo colorido as montras das lojas no início de cada ano, tem vindo a ser antecipados e se, em anos anteriores, aconteceram logo imediatamente ao Natal levando muitos portugueses a adiar as suas ofertas para poderem comprar melhor e mais barato, tem aparecido este ano…pasme-se, antes do Natal.

As montras estão cheias de propostas aliciantes de redução de preço.

Os empresários devem ter percebido que, face ao cenário de crise económico-financeira que se vive, haveria uma drástica redução ao consumo e, para evitar maior catástrofe do que a já se vive no comércio, preferiram abdicar de uma parte da sua margem e realizar alguma facturação, atraindo os consumidores com este argumentário.

A minha lista está bem definida, destinatários e presentes.

A vida não está para imprevistos!

São Mais Dualidades!!!

NP

2 comentários:

Elvascidade disse...

A intenção todos os anos é cortar mas o que é certo é que existe sempre derrapagem no orçamento à boa maneira Portuguesa.

Anónimo disse...

Bom, se existe derrapagem, é porque há por onde derrapar....
Eu este ano, só ofereço 3 prendas. E são às crianças.
É o k há.
Melhores dias virão!
;)

Jinhos,
Ms