Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A decoração de Natal está pronta!

Desde pequeno que a tarefa é minha, primeiro na casa materna e agora na minha. Isto de ser filho único tem as suas obrigações. Como rapaz responsável que sou, assumi a tarefa de bom grado e, ano após ano procurei montar o presépio e a árvore de natal.

Quando era pequeno a tarefa era levada a cabo no primeiro dia de férias. A minha mãe nunca gostou que se tratasse da decoração muito antes do dia 24. Hoje em dia, dono das minhas vontades, trato do assunto logo no dia 1. Já que se faz, que se usufrua durante uns bons dias.

O meu actual presépio acompanha-me desde sempre, tem, tal como eu, mais de trinta anos e é extenso e diversificado. A minha mãe construiu-o comprando as mais diversas peças em Badajoz, numa loja que se situava na zona central da cidade, chamada “Las tres campanas”. Além de artigos de decoração de natal, a loja oferecia um manancial de brinquedos aos petizes que, como eu, por lá passávamos e deixava-nos encantados com um sem fim de brinquedos, jogos e bonecada.

De lá trouxemos el belén, que é como quem diz, a cabana e as respectivas figuras : Menino Jesus, Maria, José, burro e vaca.

Depois compraram-se os Reis Magos, o respectivo castelo, um moinho, um poço, uma ponte, que passa por cima de uma prata de chocolate que representa na perfeição um qualquer curso de água. Para dar vida a este universo estão os pastores, as lavadeiras e um sem fim de animalinhos que, sabe-se lá porque povoam os presépios da nossa região. Logo, também não podiam faltar no meu.

Nunca fui de ornamentar o presépio com musgo como muitas pessoas fazem, em vez disso optou-se por forrar a base do mesmo com uma folha de papel de seda verde.

Para completar, as tradicionais luzes de natal que entre piscar e piscar, permitem observar cada detalhe do presépio.

Recordo-me que, na minha infância, e no seio da minha família, o presépio e principalmente o Menino Jesus ocupavam um papel fulcral desta quadra. A árvore de Natal aparecia a um canto, de pequena dimensão e com uma decoração muito mais modesta que hoje em dia.

As coisas mudaram e acho que as tradições anglo-saxónicas influenciaram a nossa forma de viver o Natal. Não critico, mas prefiro manter-me fiel às origens.

Hoje as figuras mais mediáticas das nossas festividades são o Pai Natal, a neve e grandiosas árvores de Natal. Nada contra, mas isto não é nosso!

Enfim...

São Mais Dualidades!!!

NP

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu sp tive as 2.
Quando era miúda tb gostava mt de fazer. Agora-a tarefa é feita pela carcacinha :)
De à 2 anos a esta aprte passou a ser um tormento a parte da árvore de natal: o estropicio da gata todos os dias a atira ao chão mais de 10 vezes!...
Quando chega o dia 6/1, quanse não há enfeites.
Este ano tou capaz de atirar a gata pla janela, embalsamo-a e penduro-a na arvore!!!!
:)))))))))))))))))

Bom feriado!

Jinhos,
MS

Dina disse...

Este ano não me apetece fazer as decorações...o espírito natalício este ano não me contagia. Vá-se lá saber porquê.