Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

São Mateus 2010 - A minha opinião

Nos últimos dias muito se tem falado no próximo São Mateus, que se aproxima a passos largos.
O Dualidades e outros blogs elvenses têm dedicado muitas linhas a falar das festas da cidade deste ano e também bastante sobre o programa cultural e musical que este ano nos é apresentado.
Muita gente já falou e hoje apeteceu-me a mim falar sobre esse assunto.

Vou falar sobre o cartaz musical deste ano e vou alinhar pela maioria. Depois de ver os "cabeças de cartaz" para os vários dias de festa, apetece-me dizer que a minha mãe certamente vai gostar muito. Marco Paulo, António Pinto Basto e Broa de Mel certamente que vão fazer as delícias dela e das vizinhas.

Agora a questão que coloco é a mesma que já foi colocada muitas vezes na blogosfera elvense. Então e o pessoal da minha idade, os trintões, e, principalmente, os mais novos e até mesmo os mais velhos mas que apreciam outro estilo de música?! Têm de se contentar com os Canta Brasil e o seu reportório musical que começa e acaba e ninguém percebe qual a diferença entre as várias músicas. Arranjam um refrão que pegue, metem-lhe umas batidas de samba e está feita mais uma música.

Certamente que muitos dirão que estamos numa época de crise e não se pode entrar em loucuras. E com toda a legitimidade.
Mas confesso que tenho algumas dúvidas sobre se os "cachets" dos artistas que nos vão ser apresentados serão tão mais elevados que os de outros músicos e bandas que são bem mais do agrado das gerações mais novas.
Creio isso sim, que seria importante tentar alargar as ofertas musicais que são apresentadas, tentando dividir, neste caso, o bem pelas aldeias.
A verdade é que os Roberto Leal e os Broa de Mel terão o seu público-alvo mas eu gostava de ver e ouvir outras coisas. Broas de mel todos os anos, como qualquer outra coisa, começa a enjoar.

Ontem, enquanto visitava o blog do conterrâneo CidadElvas, num dos comentário ao seu post, encontrei um link para o programa das festas da Vila de Mora, que irão decorrer no fim-de-semana de 10 a 12 de Setembro.
Lá aparece o cartaz musical para os vários dias de festa. Só como termo de comparação, os três dias de festa apresentam como cabeças de cartaz Xutos&Pontapés, José Cid e David Fonseca.
Se esses concertos serão a pagar?! Sinceramente não sei, mas mesmo que sejam, talvez fosse uma hipótese a considerar. Prefiro pagar uma entrada de uma valor razoável e ver Xutos&Pontapés ou David Fonseca do que ver os Broa de Mel de borla.
Acho que seria importante que as festas da cidade oferecessem algo mais aos jovens do Concelho e não só do que apenas bares e copos.

JP

3 comentários:

dualidades np disse...

É urgente repensar o São Mateus!
Está a morrer de ano para ano e ninguem parece fazer nada...é preocupante!

Elvascidade disse...

Lentamente ... mas acabará por morrer!
De qualquer modo vamos ficar à espera que este ano no palco colocado na parte superior do recinto venham algumas bandas de renome e dirigidas a um publico diferente e mais jovem (o que não me parece muito crivel)

Anónimo disse...

Para bares e copos os jovens podem ir a uma festa de aldeia, a Santo Aleixo por exemplo. O São Mateus tinha que ter algo diferente, mas são as festas de uma cidade que se está a transformar numa aldeia:

Não há jovens
Não há comércio de qualidade
Não há indústria
Os serviços vão-se embora porque cada vez há menos gente
Não há pensamento crítico

E a cidade morre...