Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Elvas - São Mateus 2010

Já se iniciou a contagem decrescente para a festa mais emblemática da cidade de Elvas!

Como dizia a amiga MS na segunda-feira, as ruas do centro histórico já estão animadas com música e os habituais anúncios publicitários, as manhãs arrefeceram ligeiramente e cheira a São Mateus.

Particularmente sinto-me com menos espírito e predisposição que em outros anos, as perdas importantes condicionam-nos principalmente nos momentos mais festivos, mas tratarei de aproveitar a quadra o melhor que me seja possível.

O cartaz de espectáculos, ao qual podem aceder na lateral direita do Dualidades, já o comentámos e fizemos as devidas críticas construtivas, esperando que os nossos apelos cheguem junto de quem decide par quem, em anos futuros, possam ir mais ao encontro de outros públicos.

Mas as festas da cidade não se limitam à feira de São Mateus, desenvolvendo-se à volta dela, e por estes dias, um conjunto de iniciativas que enriquecem o programa e atraem a Elvas centenas de visitantes, além dos habituais filhos da terra afastados por condicionantes da vida.
É um período de reencontro dos que estão fora, não só com familiares e amigos, mas também com a cidade.

No primeiro sábado do mês decorreu o primeiro passeio equestre, falando os organizadores num balanço muito positivo. No sábado passado, mais de cem pessoas participaram no 3º encontro de pára-quedistas do alto Alentejo.

Este sábado vai ter lugar o II Trial 4x4 Perícia Cidade de Elvas organizado pelo Clube 27 que vai animar a zona do Pavilhão Municipal junto à estrada Elvas-Badajoz.

À noite o Coliseu vai engalanar-se para receber a primeira de duas corridas de touros que vão realizar-se no âmbito das festas. Nesta primeira, o espectáculo será abrilhantado por Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Vítor Ribeiro, Moura Caetano e Marcos Bastinhas, bem como pelo grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas e a ganadaria Murteira Grave.

A segunda corrida de touros, com os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e Sónia Matias, grupos de Forcados Amadores de Tomar, São Manços e Académicos de Elvas e ganadaria Infante da Câmara, terá lugar na sexta-feira dia 24, também no Coliseu da Cidade.

Também neste dia, mas ao final da tarde, é inaugurada no Museu de Arte Contemporânea de Elvas a exposição “Fragmentos – Arte Contemporânea na Colecção Berardo” que trará até nós obras de artistas famosos, tais como, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Joan Miró, Andy Warhol e Cindy Sherman.

O último fim-de-semana trará também a Elvas centenas de coleccionadores de pacotes de açúcar, já que, no Centro de Negócios Transfronteiriço vai realizar-se o 10º Encontro de Portsugar 2010.

No domingo dia 26 e já com cheiro a fim de festa, a 22ª Meia Maratona Badajoz-Elvas vai unir as duas cidades vizinhas, numa prova que reúne sempre centenas de atletas e dezenas de clubes.

Como sempre, as festas iniciam-se oficialmente com a tradicional procissão dos Pendões pelas 18h30 do dia 20 que descem da cidade ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade e encerram com o percurso inverso na tarde do domingo dia 26.

Actividades não faltam, para diversos gostos e preferências!
Esperemos que o São Pedro colabore, o que nem sempre acontece, já que como diz o povo : "águas verdadeiras, pelo São Mateus são as primeiras"!

Desejo a todos os elvenses e visitantes umas óptimas festas de São Mateus!!!

São Mais Dualidades!!!
NP

3 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Vou tentar tirar o maior partido, aqui no Centro Histórico, por mais que queiramos esquecer temos os alti-falantes a recordar que é festa!

Elvascidade disse...

Um bom São Mateus a todos, dentro dos possíveis claro está.

Elvascidade disse...

Um bom São Mateus a todos, dentro dos possíveis claro está.