Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 21 de setembro de 2010

É 1 euro, se faz favor

Nos tempos que correm tudo e todos tentam arranjar dinheiro e financiamento de todas as formas possíveis e imaginárias.
Algumas mais criativas e originais que outras.
Parece que é o que anda a passar pela cabeça dos responsáveis pela Câmara Municipal de Lisboa, incluindo o seu Presidente.

A Câmara de Lisboa, precisamente para arranjar mais um dinheiro extra, anda a ponderar a hipótese de criar uma taxa a ser paga por todos aqueles que entrarem e/ou dormirem em Lisboa.
Ou seja, todos aquelas turistas estrangeiros que entrem em Portugal, por avião, comboio e eventualmente barco teriam de pagar essa taxa.
Igualmente, a taxa também poderia ser aplicada a todos aqueles, estrangeiros ou nacionais, que dormirem nos hotéis da capital.
Fala-se, ainda em jeito de hipótese, uma vez que a ideia ainda está em "estudo", que essa taxa poderia ser de 1 euro.

A ideia, do que me lembro, já não é peregrina. Creio já ter lido em tempos nos jornais que a cidade de Barcelona já teria ponderado implementar uma medida deste género, tentando aproveitar os muitos milhões de turistas e não só que visitam a cidade anualmente.

Agora, qual a vossa opinião sobre esta hipótese? Acham que é uma boa ideia e faz sentido ou, pelo contrário é mais coisa estapafúrdia?

Eu vou pela segunda hipótese. Acho que palermice.
Comparo-a à ideia ridícula que o Presidente de uma companhia aérea de low cost teve há algum tempo atrás, de cobrar 1 euro aos passageiros que quisessem usar as casas de banho do avião.

Estima-se que Lisboa seja visitada anualmente por 12 milhões de pessoas. Pois bem, se cada um deles pagasse esta taxa de 1 euro, estaríamos a falar de 12 milhões de euros.
Para mim e para a maioria de vocês é um valor bastante considerável, mas creio que para o orçamento da maior Câmara do país, que é Lisboa, não é um valor assim tão considerável quanto isso.
E acho que por este valor não se deve estar a criar essa tal taxa "pedinchona". Não me parece que seja uma imagem muito positiva para o turismo nacional e para o país aquela de que a sua capital anda a pedir uma esmola a todos os que a visitem.

Estou a imaginar a cena de os turistas estrangeiros aterrarem em Lisboa e a primeira coisa que acontece é terem um funcionário da Câmara de mão estendida a pedir-lhes 1 euro. Seria bonito.
Obviamente que a cena não seria uma tão ridícula (espero eu), mas seja como for, volto a dizer. Não me parece que esta imagem de país (ainda mais) "pedinchão" seja positiva para alguma coisa.

JP

3 comentários:

Elvascidade disse...

Ridiculo!

Anónimo disse...

Já não basta ter de pagar a gaja e o quarto do hotel ainda tenho de pagar taxa de dormida á Camara! LOL

Anónimo disse...

eu tinha um cão no quintal que primeiro deixava entrar o pessoal,depois á saida acertava as contas,o cão sempre era mais experto que o tal sr da camara de lx