Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

7 Maravilhas Naturais de Portugal

Decorreu no fim-de-semana passado, em Ponta Delgada, a declaração das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Devo dizer que fiquei satisfeito pois os Açores arrecadaram duas vitórias e por considerar que foram de todo justas, pois considero o arquipélago, de longe, como o sitio mais bonito onde já alguma vez estive.
Os Açores foram a única região de país que conseguiu obter duas vitórias.

Apesar de ainda me faltarem conhecer muitas das ilhas do arquipélago, aquela onde já estive, São Miguel, deixou-me rendido com a sua paisagem e a sua beleza natural, suficientemente protegida e mantida intacta, o que não acontece normalmente em Portugal.
Pelo lado negativo, o facto de Alentejo não ter arrecadado nenhuma vitória.

Numa organização em que a votação registou 656356 votos, todas as categorias, candidatos e vencedores foram as seguintes:

"Na região dos Açores, os portugueses escolheram a Lagoa das Sete Cidades, que venceu a categoria Zonas Aquáticas não Marinhas, derrotando as Portas de Ródão e o Vale do Douro, e a Paisagem Vulcânica do Pico, que ganhou a categoria Grandes Relevos, que disputava com o Parque Natural da Arrábida e o Vale Glaciar do Zêzere, na Serra da Estrela.

Na categoria Praias e Falésias, a maravilha natural escolhida pelos portugueses foi o Portinho da Arrábida, distrito de Setúbal, que venceu o Pontal da Carrapateira e a Praia de Porto Santo.

A Floresta Laurissilva da Madeira venceu a categoria Florestas e Matas, que disputava a vitória com a Mata Nacional do Buçaco e a Paisagem Cultural de Sintra.

Na categoria Grutas e Cavernas, a vitória foi para as Grutas de Mira de Aire, derrotando o Algar do Carvão e a Furna do Enxofre, ambas nos Açores.

A Ria Formosa, no Algarve, conquistou a categoria Zonas Marinhas, obtendo mais votos que o Arquipélago das Berlengas e a Ponta de Sagres.

Na categoria de Zonas Protegidas, a vitória foi para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, que derrotou o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo.

Certamente que todas as maravilhas naturais incluídas na competição têm os seus encantos e qualquer uma merecia arrecadar um prémio. Espermos que este tipo de organizações sirvam pelo menos para chamar a atenção para todo o património natural que o nosso país tem e que muitas e muitas vezes é largado ao abandono, sem que ninguém responsável se preocupe com a sua manutenção e cuidado."

JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Pena que do Alentejo nao tenha sido considerada nenhuma.