Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mundo global

Levantámo-nos hoje menos acabrunhados, talvez pela perspectiva do fim-de-semana que está à porta, cumprimos as nossas rotinas habituais, realizamos as diversas tarefas gastando sensivelmente os mesmos tempos, saímos à rua e registamos com agrado que a temperatura voltou a subir e que ainda não é desta que o verão se despede de nós.

Entramos no carro, tomamos a direcção do trabalho, atentos ao rádio, uns preferem os Cromos da Comercial, outros a Guerra dos sexos da RFM, outros ainda a Linha avançada da Antena 3.

Passa-nos pela cabeça que talvez hoje haja finalmente acórdão do caso Casa Pia e que Carlos Queiroz já não está à frente dos destinos da selecção. Logo mais o Benfica defronta o Guimarães na cidade-berço numa tarefa que não se adivinha fácil. Amanhã o Sporting recebe o Olhanense, sexto no campeonato e o Porto realiza o primeiro derby da época contra o minhoto Braga.

Para muitos é dia dos filhos regressarem à escola, para outros criam-se novas rotinas porque a escola dos filhos foi encerrada e têm que percorrer novas e maiores distâncias para lhes garantirem a formação que lhes é devida.

No entanto, do outro lado do mundo, no Chile, alheios às nossas rotinas, 33 homens continuam soterrados numa mina a 700 metros de profundidade há 35 dias, lutando para garantir a sua sobrevivência e outras tantas famílias continuam em suspenso, assistindo ao desenrolar dos trabalhos.

Ontem chegaram à jazida situada a norte de Santiago os primeiros canhões que transportaram partes da sonda petroleira que cavará um terceiro túnel até aos mineiros.

Foram precisos 40 caminhões para percorrer 1.000 km num dia, transportando as peças da terceira perfuradora.

Enquanto continuam em andamento os trabalhos da solução A e B, a terceira perfuradora tem capacidade para, a uma velocidade de 20 a 40 metros por dia, dependendo do tipo de solo, perfurar até 2.000 metros de profundidade.

A segunda perfuradora, a T-130, atingiu na passada quarta-feira os 268 metros, na tentativa de alargar um pequeno duto já construído dos actuais 12,5 cm de diâmetro para os 30 cm. Após o cumprimento desta etapa, a perfuradora deverá realizar uma interrupção já previamente programada de 14 horas

A primeira perfuradora a começar a cavar, a Strata 950, chegou aos 113 metros de profundidade

Neste mundo global, enquanto cada um de nós cumpre despreocupadamente as suas rotinas, muitas vezes sem as valorizar, há sempre outras rotinas que determinam a história de alguém…

São Mais Dualidades!!!
NP

3 comentários:

Elvascidade disse...

É deveras agoniante assistir ao desenrolar de este incidente. Esperemos que o final seja feliz.

Notícias curiosas de Elvas disse...

Quanto aos mineiros esperam-se 2 coisas:
- Um desfecho feliz;
- O reconhecimento daqueles que possibilitam que cheguem até nós as matérias primas dos objectos e equipamentos indispensáveis ao nosso dia-a-dia.

Dualidades JP disse...

Confesso que tenho algumas dúvidas que esta história vá acabar bem.