Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mais impostos...tá o caldo entornado

Isto vai de mal a pior...

As obras públicas são suspensas, a despesa parece não ser reduzida como devia, o desemprego continua acima dos 10% e estamos condenados a novo aumento da carga fiscal.

Se o IVA aumentar para os 23% conforme tudo leva a crer todos os bens de consumo se tornarão mais caros 2% dificultando-nos ainda mais as contas e requerendo um maior esforço para se chegar ao fim do mês.

Onde irá isto parar? Até quando conseguiremos suportar os sacrifícios que nos são solicitados?

As famílias portuguesas atingem níveis históricos de endividamento e a economia está cada vez mais retraída. E os nossos políticos não se entendem e não sabem o que fazem.

Nestes dias de férias tive oportunidade de observar o estado do comércio elvense. Pouco competitivo e desorganizado, as lojas do centro histórico de Elvas apresentam pouca afluência de clientes, excepto o ramo de hotelaria que, melhor ou pior, sempre vai movimentando. As zonas comerciais fora das muralhas apresentam maior diversidade de produtos e a preços mais baixos, sem falar da vizinha Badajoz, cuja Calle Menacho continua a reunir as preferências de muitas famílias elvenses nos sábados à tarde, sob a desculpa de abastecer o carro e dar uma volta.

Pergunto-me o que nos espera?

E como outras vezes já falamos, a crise parece sentir-se ainda de forma mais clara no interior do país onde cada vez é mais complicado insistir em viver. Os postos de trabalho vão escasseando, são pouco diversificados e as oportunidades são poucas ou inexistentes.

A indústria nunca abundou por estas paragens e os produtos tradicionais requerem investimentos que nem sempre estão disponíveis.

Os governantes não inspiram confiança nem capacidade de gestão. Apetece colocar novamente o marcador a zero e começar tudo de novo, mas infelizmente isso não pode ser feito e o país continua desgovernado, navegando em águas bem mais turbulentas que as rasgadas por Vasco da Gama...

Ai Portugal, Portugal...onde irás tu atracar, levando-nos a todos?

São Mais Dualidades!!!
NP

3 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Portugal teve o Freeport. O que se passaria no Reino Unido ou EUA?

Certamente demissão para facilitar a investigação.

Portugal tem um problema que vai passar à História, José Sócrates, que mergulhou o país no caos e o fez sair da Zona Euro, comprometendo Portugal por várias gerações!!!

Elvascidade disse...

Está mau muito mau mesmo.

Anónimo disse...

Claro que os Governos do Durão Barroso e do Santana Flops foram muito melhores, deixaram o país das maravilhas! Nessa altura nem sequer se ouvia a Ferreira Leite a falar de défice nenhum!...
A hipocrisia de quem só vê um palmo á frente do nariz...