Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 14 de setembro de 2010

E se deixassemos de pagar "roaming"???

Já perdi o conto às datas previstas para a realização da Cimeira Luso-Espanhola em Elvas.

Sem querer exagerar, arrisco dizer que já devia ter acontecido há uns bons oito ou nove meses, mas impedimentos de agenda, principalmente do governo espanhol, tem-na adiado, estando agora prevista para o próximo mês de Dezembro. Ao que parece acontecerá entre o dia 8 e 16 de Dezembro mas sem compromisso porque esta gente muda de opinião como nós mudamos de camisa.

Na agenda do dito encontro estão diversos assuntos que interessam à região, já amplamente discutidos no nosso Dualidades, tais como o TGV, a Plataforma transfronteiriça do Caia e a sua gestão, etc, etc…
E não só!

Ontem o sócio JP mandou-me um link de uma notícia que me causou uma surpresa agradável, principalmente para quem vive na raia.

Ao que parece, os governos português e espanhol estão a ponderar a possibilidade de eliminar o pagamento de“roaming” nas chamadas de telemóveis entre os dois países ibéricos.

A ideia partiu de empresários portugueses que, a apresentaram ao embaixador de Espanha em Lisboa, Alberto Navarro, que a levou até ao primeiro-ministro José Sócrates que”a achou interessante”!

O assunto será debatido entre o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e o seu homólogo espanhol que em conjunto realizarão as conversações necessárias com as operadoras de Portugal e Espanha.

Aparentemente parece-nos que as operadoras perderiam facturação com a abolição do serviço, no entanto, Alberto Navarro contra-argumenta explicando que, "existem três milhões de portugueses e outros três milhões de espanhóis que andam permanentemente em trânsito e a maioria deles são empresários" e "fariam muito mais chamadas, fora do seu país, se não pagassem ‘roaming'", o que acabaria por "compensar as operadoras, ou mesmo levá-las a ganhar mais dinheiro".

De Bruxelas chegam indicações que a ideia foi bem recebida. Ao fim e ao cabo, como diz o sócio JP, que sentido faz pagarmos taxas adicionais nas chamadas entre países membros da União Europeia?

Em Dezembro, se a Cimeira finalmente se realizar por terras elvenses, ficaremos a saber se o projecto chega a bom porto com benefícios evidentes para todos.

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Notícias curiosas de Elvas disse...

As operadoras não gostaram de ser "ultrapassadas" pelos governos ibéricos.

Ficamos à espera para ver...