Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Portugar 2010 Elvas

O coleccionismo move montanhas. Quem nunca coleccionou qualquer coisa e procurou desenfreadamente mais artigos para adicionar aos já reunidos. Colecciona-se de tudo : cromos, canetas, isqueiros, canecas, calendários ou até pacotes de açúcar.

Existem as mais diversas formas de coleccionismo, dos mais bizarros objectos e nas mais inóspitas situações, mas hoje vou focar-me nos coleccionadores de pacotes de açúcar.

Acompanho o assunto há alguns anos porque os meus primos coleccionam-nos há bastante tempo e não deixa de ser curioso a paixão que os move e toda a envolvente que rodeia esta forma de coleccionismo.

Mais do que juntar pacotes de açúcar, extraindo-lhe o mesmo e arquivar o invólucro em pastas para o efeito, o convívio parece-me um ponto fundamental. Fazem-se amizades à volta desta forma de coleccionismo, as pessoas encontram-se pontualmente em diversos pontos do país para trocar pacotes de açúcar mas acima de tudo para conviver.

Este fim-de-semana, muito em parte por iniciativa dos meus primos, Elvas vai receber a edição deste ano do Portsugar, que é como quem diz, o encontro anual dos coleccionadores de pacotes de açúcar.

Foi propositadamente alinhado para esta data de forma a que coincidisse com as festas da cidade e mais uma vez as iniciativas privadas vem trazer dinâmica a um São Mateus que carece de revitalização e de mais motivos de interesse.

A partir de amanhã sábado esperam-se quase quatro centenas de pessoas para este encontro que reúne miúdos e graúdos à volta de uma mesma paixão : esta forma de coleccionismo.

A hotelaria local vai lucrar com o evento, como também a restauração e, a par com outras iniciativas vai trazer gente a Elvas.

Dou as boas-vindas a todos os que venham a Elvas trazidos pelo prazer de coleccionar pacotes de açúcar, fazendo votos que tenham uma estadia agradável e que a beleza do nosso património, da nossa gastronomia e das nossas festas sejam motivo para outras visitas, com ou sem açúcar.

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Dualidades JP disse...

Para esta forma de coleccionismo temos de agradecer à Delta, que muito contribui com variadissimos pacotes de açúcar.