Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Oito e Oitenta (#102)

Oito: TGV até ao Poceirão? Mas está tudo doido?!

Eu acho que estou mais ou menos à vontade para escrever isto porque já inúmeras vezes, aqui no Dualidades e não só, tive oportunidade de dar a minha opinião contra a construção das linhas de TGV em Portugal.
Achava e acho que isso não vai servir para resolver problema nenhum do nosso país e, antes pelo contrário, vai ajudar a que nos enterremos ainda mais um pouco.

Mas, agora que a construção da linha para Madrid parece já estar dada como garantida, ainda me custa mais perceber um determinado movimento que anda por aí e que sugere que a linha a construir não vá até Lisboa, para evitar a construção da terceira ponte sobre o Tejo, e se fique pelo Poceirão.
Desculpem-me lá, mas está tudo doido ou quê?!
É verdade que a terceira ponte faz aumentar em muito o custo da obra?! Pois, acredito perfeitamente que sim, mas de certeza que já sabiam disso quando se lembraram em fazer o TGV e certamente já deviam ter noção que as finanças do país não andavam no país das maravilhas!
Se a opção tomada foi a de construir o TGV (com a qual eu não concordo, repito mais uma vez), então que se faça a obra em condições e não qualquer coisa como "vamos fazer aqui qualquer coisa só para desenrascar e poupar dinheiro".
Mas será que alguém acha que faz algum sentido vir de TGV para Lisboa e acabar a viagem no Poceirão, a cerca de 50 km’s de distância do destino e depois ter de andar a mudar malas e bagagens para outro meio de transporte para acabar de fazer os quilómetros que faltam?!
Fazem o quê, apanham um autocarro dos Transportes Sul do Tejo ou um interurbano da CP para chegar a Lisboa?!
Então para quê vir de TGV para Lisboa (sendo que "Lisboa" seria apenas virtualmente), com o objectivo de poupar tempo e depois andar a perder esse tempo em mudanças.
E o inverso, sair de Lisboa em direcção a Madrid, é exactamente o mesmo. Se há coisas que as pessoas detestam é mudanças de transportes. Gostam do seu comodismo e viajens directas. Quem vai apanhar um TGV ao Poceirão?!

E concluo com a minha opinião inicial. Quem se lembra de andar a gastar rios de dinheiro para construir uma linha de TGV com uns meros 150 km’s, entre Elvas e o Poceirão?! Vale a pena ter um TGV para isto? Qual a poupança de tempo?


Oitenta: Sport Lisboa e Benfica

Depois de muito pensar e ponderar qual seria o meu Oitenta de hoje, pareceu-me que a escolha mais justa teria de ser o Benfica. :o)
Os motivos são óbvios. A equipa de futebol sagrou-se campeão nacional na derradeira jornada, no Domingo passado, em pleno estádio da Luz, contra o Rio Ave.

Porque no meio da minha parcialidade consigo ter uns laivos de imparcialidade e eles dizem-me que foi o justo vencedor do campeonato nacional. E são já 32.


Ainda aqui no Oitenta queria também fazer uma menção honrosa ao tenista Frederico Gil que também no Domingo conseguiu chegar à final do Estoril Open e esteve bastante perto de ser o primeiro português a vencer o mais prestigiado torneio nacional da modalidade.
Até esteve bastante perto de ganhar o jogo da final mas não conseguiu aguentar e na parte final deixou-se superiorizar por um nosso vizinho espanhol.


JP

3 comentários:

portasdolivenza disse...

8-O desemprego e a falencia economica do concelho de elvas,a recaudação não dá para pagar as despesas do concelho.

80-A campanha do Braga na epoca 2009/2010

dualidades np disse...

8 - Por estas bandas da raia o TGV foi apresentado como uma espreança num futuro económico mais risonho, por isso, aguardamo-lo com expectativa...

80 - Já se sabia que este seria o teu 80 desta semana! Em vez de destacares a vinda do Papa...és um herege :-D

Unknown disse...

Ó JP, ficas-te com o comentário do NP?
Faz-lhe a vontade e coloca uma foto do Jesus.
:D