Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 11 de maio de 2010

Elvas e o desemprego

Há poucos dias o Semanário Sol publicou uma tabela com o valor da taxa de desemprego por concelho.

Ordenados de forma decrescente, Mesão Frio apresenta o cenário mais catastrófico, com uma taxa de 25,8%. No total são 35 os concelhos cuja taxa ultrapassa os 15%.

Infelizmente o concelho de Elvas não anda muito longe desse valor, estando algures na posição 50 com um valor de 14,4%. No distrito de Portalegre apenas os concelhos de Ponte Sor e Gavião têm pior desempenho.

A taxa oficial, calculada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), atingiu 10,1% o valor mais alto de que há registo.

O concelho de Elvas apresenta um desempenho pior que a média nacional.

Atendendo a que o concelho deverá ter uma população à volta dos 22 mil habitantes e que apenas uma parte desta é considerada activa, o número de desempregados no concelho deve rondar os dois mil o que é muito preocupante.

Elvas nunca foi uma cidade industrial mas sim agrícola e de serviços. Como todos sabemos a agricultura é actividade que tem conhecido uma quebra significativa, além do que, hoje em dia não se torna atractiva para ninguém. Se outrora se trabalhava no campo sob temperaturas escaldantes e quase de sol a sol, hoje uma vida como essa não nos seduz minimamente e ambicionamos outros empregos.

Por outro lado, o fecho de quartéis, alfândegas, o centro educacional de Vila Fernando e outros que tais, lançou no desemprego algumas pessoas ou fez com que outras deixassem Elvas à procura de melhores condições.

A somar a tudo isto, o comércio também já conheceu melhores dias. Os espanhóis, principais compradores em Elvas, também atravessam uma severa crise, tendo menor poder de compra.

Com a actual conjuntura económico-financeiro internacional a coisa não está fácil, mais ainda para uma região deprimida e com as políticas nacionais que têm sido praticadas.

Confesso que o assunto me inquietou, porque é diferente especularmos sobre a situação do que sermos confrontados com os números puros e duros.

Imagino o que passará pela cabeça das pessoas que se encontram nessa condição, atendendo a que não existem muitas alternativas.

Enquanto o sonho da Plataforma Logística se concretiza, ou não, e tudo acontece como está planeado, teremos que viver com esta delicada situação.

São Mais Dualidades!!!
NP

6 comentários:

Dualidades JP disse...

No meio de tantos outros mas este é sem dúvida o grande problema do país e Elvas não foge à regra. E a avaliar por esses números até está no lote daqueles municipios em que a situação é mais grave.

Esta situação só se vai conseguir inverter quando o sector privado se desenvolver no concelho o que com a actual conjuntura e crise económica não parece ser uma realizadade muito próxima.

portasdolivenza disse...

Caro NP,a somar ao que escreveste,a diferença do valor dos impostos directos e indirectos tem sido na casa dos 30% a favor dos espanhois,o que nos tira competividade.

Ontem,a noticia de que o nosso IVA vai passar para os 22%,contra o aumento em junho para 18% em espanha.Não é novidade pois na impossibilide da redução rapida da despesa,já eduardo catroga tinha dito na tv ser o unico meio de receita e segundo este só com o iva a 23% as contas seriam equilibradas.

A suceder tal medida,e se os espanhois não aumentarem o IVA,para a nossa zona é mais uma machadada na nossa fragil economia local.

Quando se escreveu que em elvas o crescimento não era sustentado,porque a aposta do municipio unicamente foi em beneficio dos cofres da camara e de uma meia duzia de construtores dos quais 90% não são empresas de elvas,pergunta-se QUEM É O RESPONSAVEL?

A inversão do ciclo economico é indespensavel,vamos ter que começar tudo de novo,dar previlegio as empresas e ao emprego,para muito mais tarde ,mas muito, se poder voltar a actividade imobiliaria que foi a fonte de rendimento do municipio.

E agora?quem emprega?que empresas?

Porque é que o municipio desistiu do parque empresarial de elvas?

Porque é que o municipio entalou o ninho de empresas de forma a não crescer,e não se fomentar a criação de micro-empresas?

Porque é que o municipio não fomentou algumas empresas municipais na area da energia,dos parques empresarias,de transportes,etc.?

Porque é que o municipio não preveligiou empresas de elvas,para a aquisição de materiais e serviços?Isto é uma pescada com rabo na boca,era dinheiro que cá ficava,bem como os empregos.

Porque não se criou uma estrategia a serio para o turismo?

Porque o parque empresarial de badajoz em 3 anos e em plena crise está repleto de empresas,e o nosso?

Em vez de ter o dinheiro todo no banco,tinha DOADO,as empresas no tal parque o terreno para se instalarem,como alguns municipios como castelo branco por exemplo fez,a camara nunca teve uma politica virada para o desenvolvimento empresarial,porque não entende nada acerca do mundo empresarial,é coisa que não dá dinheiro LOGO,nem votos.

Porque deixou a camara degradar quase 1000 casas dentro de muralhas?

Poeque é que a população em 17 anos diminui em elvas em cerca de 5000 pessoas?e porque?

Porque passamos da terra com mais rendimento per capita no alentejo em 1992,e hoje ja estamos abaixo da media do alentejo?para que servem os milhões(15) que a camara tem no banco?Ai se tivesse que pagar o desemprego acabavam-se em 2 anos,FACHADA E INTERESSES IMOBILIARIOS,FOI O RESULTADO DESTA GOVERNAÇÃO,"ANDAMOS BEM VESTIDOS MAS ESTAMOS NO DESEMPREGO,A CAMARA COMO NOUTROS TEMPOS UM GOVERNO RICO E O POVO NA MISERIA E IGNORANTE".

portasdolivenza disse...

Caro NP,a troca de ultima hora no IVA,foi a de trocarem a taxa de 22% da taxa normal para 21%,e o previsto era não tocar na taxa de 5% que passou para 6%,parece que a taxa de 22% tinha impacto na analise externa,assim penalizam quem menos pode,passando de 5% para 6% ,era mais justo retirarem alguns produtos como diz o 1º ministro "tal como a COCA-COLA" e passarem alguns produtos basicos que estão com taxas mais elevados para o escalão dos 6%.

Penso que isto foi tudo muito á pressa e que vai haver ajustes nas listagens dos produtos a taxar.

portasdolivenza disse...

Caro NP,a troca de ultima hora no IVA,foi a de trocarem a taxa de 22% da taxa normal para 21%,e o previsto era não tocar na taxa de 5% que passou para 6%,parece que a taxa de 22% tinha impacto na analise externa,assim penalizam quem menos pode,passando de 5% para 6% ,era mais justo retirarem alguns produtos como diz o 1º ministro "tal como a COCA-COLA" e passarem alguns produtos basicos que estão com taxas mais elevados para o escalão dos 6%.

Penso que isto foi tudo muito á pressa e que vai haver ajustes nas listagens dos produtos a taxar.

Anónimo disse...

Muito obrigado Portasdoolivenza, fiquei a saber pela tua explicação BURRA que a culpa do desemprego no País e no MUndo é da Câmara de Elvas!

Pergunta aos desempregados se querm ir trabalhar para a Herdade D. Joana.
Claro que não querem, porque querm secrtárias e esferográficas.
Não querem sujar as unhas e tu és um deles.


Pergunta aos desempregados também se querm ir trabalhar para os restaurantes, que estão com muita falta de pessoal.
Pois não querem e eu sou empresário da restauração, sei do que falo!
Acham que ganhar 750 ou mil euros é pouco. Preferem estar a receber subsídio de desemprego e a receber rendimento minimo.

Por isso é que em Elvas a taxa é maior, porque os sectores onde há mais oferta de emprego, as pessoas não querem trabalhar.

portasdolivenza disse...

Peço desculpa ao anonimo de lhe responder tão tarde,afirma o anonimo que o conteudo do comentario é uma explicação BURRA,é o seu ponto de vista(estou a tratar v.Exa.com diferenciação,ilmo. empresario da restauração),ja sabemos que v.exa. pode resolver a questão do emprego em elvas,no que a hotelaria confere!
Agora, se propõe o que não é capaz de fazer,deixo o adjectivo á sua imaginação!Podia sugerir a v.exa. que comentasse no meu blogue acerca duma proposta para se fazer uma escola de hotelaria em elvas,era um factor de desenvolvimento.
Mas o que me incomoda é o desemprego, a qualidade do mesmo,e a incapacidade de se criar emprego em elvas.
V.Exa propoe que se coloquem os mais de 20% dos desempregados do concelho,na apanha da fruta na herdade dona joana e os restantes a trabalhar na restauração.Peço-lhe que faça uma reflecção e quantifique o seu iluminado comentario,que ,como se diz empresario da restauração capaz de dar trabalho a todos os desempregados do concelho,tenho que humildemente lhe dizer que é mais um da MALTA DO RISSOL,que anda a bajolar o JARA.