Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 24 de maio de 2010

José Mourinho

O homem do momento e de quem toda a gente mais fala deixou de ser José Sócrates, por tudo o que aconteceu no país em matéria económica, nas últimas semanas, e passou a ser outro José. José Mourinho.

Arrisco-me a dizer que até mesmo em termos desportivos, neste momento, a grande referência de Portugal deixou de ser Cristiano Ronaldo, que terá sido relegado para segundo lugar, até pelo facto deste ano não ter ganho ganha, e o número um passou a ser José Mourinho.
Depois da final da Liga dos Campeões, no Sábado, em que o Inter de Milão venceu o Bayern de Munique, O nome de José Mourinho foi falado por todo o mundo onde se gosta de futebol.
Como se isto não bastasse, precisamente esta final que se jogou em Madrid, a partir do momento em que terminou todas as atenções se viraram para o namoro e possível casamento entre José Mourinho e o Real Madrid.
Pouco tempo depois do final do jogo, foi o próprio técnico que confirmou o interesse de ambas as partes e as negociações que já estavam adiantadas, levando a crer que o casamento se irá realizar.

Por tudo isto e pelo curriculum que José Mourinho já apresentava, com apenas 47 anos de idade, o que num técnico de futebol pode ser considerado novo, creio que não haverá dúvidas de que este ano será eleito o melhor treinador do mundo.

Depois das vitórias que conseguiu em Portugal, ao serviço do F.C. Porto, onde venceu uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões, em anos consecutivos, depois de ter rumado a Inglaterra e ter conquistado o título de campeão nacional para o Chelsea, o que já não acontecia há 50 anos, foi contratado pelo Inter de Milão com o objectivo de ser campeão europeu e não fez por menos. No seu segundo ano venceu a Liga dos Campeões para o Inter de Milão, o que já não acontecia há mais de 40 anos.
Isto, a juntar ao título e campeão nacional ganho no ano passado, o qual repetiu este ano e ainda mais a Taça de Itália.
Querem melhor que isto?

Teve muito dinheiro para formar boas equipas, como dizem alguns?! É possível, mas muitos outros por essa Europa fora o têm e não ganham nada.
O exemplo mais flagrante disso é o Real Madrid, que possivelmente comprou todos os jogadores que quis, os melhores dos melhores e ganhou zero.
E é precisamente este Real Madrid que será o próximo desafio de Mourinho e acredito que seja um desafio à altura. Muito dinheiro, muitos jogadores mas também estrelas demais e um clube com pouca ordem.
Será um bom desafio para Mourinho e conseguindo ultrapassa-lo arrisca-se a fazer história, sendo o primeiro treinador do mundo a ganhar a Liga dos Campeões por três clubes distintos. Será obra.

Tem mau feitio?! Pois tem. Mas é um vencedor.

JP

4 comentários:

Mimi disse...

The Special One ;o))

Beijinhos,

Anónimo disse...

Mourinho pra 1º ministro. :D

Anónimo disse...

Mourinho é sem duvida alguem com uma capacidade fora do comum, um vencedor nato, e goste-se ou não é Special.

Os unicos tapados foram os benfiquinhas que o mandaram embora.

Anónimo disse...

en inglaterra aman y entienden a mourinho; en italia aman y entienden a mourinho; en españa, ni le aman ni le entienden, le critican, le envidian.....