Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vêm aí os Gestores de Carreira

O meu sonho sempre foi ter um gestor de carreira. Acho que faz uma pessoa sentir-se importante e aumenta o ego poder dizer "Eu tenho um Gestor de Carreira". Soa bem.
O meu sonho parece estar prestes a concretizar-se. Tudo graças ao nosso Governo.
Para isso basta eu ficar desempregado, o que dada a conjuntura e a evolução que se conhecem, pode estar ao virar da esquina.

Ontem, enquanto fazia a habitual ronda pelos sites dos jornais, descobri mais uma notícia que me chamou a atenção. O título era "Governo quer colocar três mil desempregados por mês".
Epá, pensei eu, isso é fantástico. Como será que pretende fazer isso? Ou descobriu uma fórmula milagrosa ou então quer seguir o exemplo de Alberto João Jardim. Mete-os todos a trabalhar na Função Pública.
Depois destes meus rápidos pensamento e dúvidas, toca de clicar no link para saciar a minha curiosidade.

Descobri que esse era um dos objectivos que o Governo pretende apresentar no "Programa de Relançamento dos Centros de Emprego que o governo apresenta hoje aos parceiros sociais na reunião da comissão permanente de concertação social".
Segundo a notícia, "O Governo quer aumentar em 50% o número de colocações de desempregados pelos Centros de Emprego até 2013".
O tal documento apresentava algumas das medidas que irão ser implementadas para ajudar os Centro de Emprego a tornarem-se mais efectivos na sua tarefa de "arranjar emprego" e assim contribuir para o tal aumento de 50% na colocação de desempregados.

Uma das medidas apostava na formação dos desempregados, tentando assim abrir-lhes novas portas no mundo do emprego, como se podia ler na notícia "Neste programa está ainda previsto o encaminhamento dos desempregados para acções de formação de curta duração, nomeadamente em técnicas de procura de emprego, no máximo nas duas semanas que seguem a inscrição (6 meses)".

Mas a medida que mais me excitou, e voltando ao início do meu texto, foi esta: "Para agilizar o papel dos Centros de Emprego o governo quer criar gestores de carreira para acompanhar até um máximo de 500 desempregados".
É aqui que o meu sonho pode começar a tornar-se realidade. O Governo pretende criar mais uma "figura" na Função Pública: o Gestor de Carreira.
Para começar, esta pode ser uma excelente medida para ajudar a diminuir o desemprego. Se pensarmos que em Portugal existem mais de 500 mil desempregados e cada Gestor de Carreira terá a seu cargo um máximo de 500 desempregados, só aqui aparecem mais de 1000 empregos. Um espectáculo.

Como me dizia o BC, o ideal seria o Governo inventar um novo imposto e aplicá-lo às empresas para ajudar a pagar o salário destes novos Gestores de Carreira. Isso ia contribuir para afundar mais umas quantas empresas, aumentar o número de desempregados e assim abrir mais vagas para Gestores de Carreira.

Mas voltando ao meu sonho de ter um Gestor de Carreira. Isso soa bem e faz-me sentir importante. Faz-me sentir quase uma vedeta, um Ronaldo, um Messi ou um Tony Carreira. Todos eles têm um manager, ou um Gestor de Carreira, se preferirem, que lhes negoceia os contratos milionários e lhes arranja os melhores contratos.
E pensar que este privilégio está a um passo tão pequeno. Basta entrar para o lote dos mais de 500 mil que estão no desemprego e a juntar ao Gestor de Conta passo a ter também o meu próprio Gestor de Carreira. Estou no bom caminho.

JP

3 comentários:

Elvascidade disse...

Estamos no país do faz de conta.

Mimi disse...

Isso passa-te num instantinho... E não é preciso ires para o centro de emprego!

Quando em vez de teres um manager tiveres vários, vais perceber que a gestão da tua carreira é o que menos importa.

Importante, importante é quanto cada um consegue meter ao bolso à tua pala ;o))

Mimi disse...

Ah, esqueci-me dos Beijinhos !!! ;o))