Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

As equipas portuguesas na Europa do futebol

Mais uma semana e mais uma ronda de competições europeias. As quatro equipas portuguesas ainda em prova, distribuídas pelas duas competições, entraram em campo. Na Liga dos Campeões Porto e Benfica obtiveram os mesmos resultados que Braga e Sporting na Liga Europa, respectivamente.

Esta jornada europeia teve sabores diferentes para as nossas equipas.
Na Liga dos Campeões, o Benfica conseguiu uma vitória extremamente importante, no terreno do adversário, assumindo assim a liderança do seu grupo.
Num jogo em que o resultado foi melhor que a exibição, o Benfica manteve o registo dos últimos jogos. Não fazendo grandes exibições, consegue jogar o suficiente para vencer o jogo, marcando nos momentos certos. Outra nota positiva, o facto desta vez não ter sofrido golos.
Ficou a um pequeno passo da fase seguinte.

Ainda na Liga dos Campeões, o Porto aliou uma má exibição a um péssimo resultado. Como equipa cabeça de série do seu grupo, a prestação até ao momento pauta-se pela decepção. A equipa da cidade invicta ocupa a segunda posição do grupo, em igualdade pontual com a equipa russa do português Danny.
Mas pior que a posição, foi a sequência de resultados. Em três jogos, conta com uma vitória, uma derrota e este frustrante empate caseiro com a modesta equipa do Apoel Nicosia.
E na segunda volta esperam-lhe dois jogos fora.
É caso para dizer que Vitor Pereira ainda não convenceu.

Ontem, na Liga Europa, o Braga entrou primeiro em campo e conseguiu um satisfatório empate fora, considerado um bom resultado e que não retira quaisquer ambições à equipa de classificação para a fase seguinte.
A equipa tem estado um pouco longe das prestações da época passada, em que se deu a conhecer a toda a Europa, chegando à final da prova.
Este ano, por isso mesmo, todos esperam muito da equipa do Braga.

Para finalizar, o Sporting juntou mais uma à já longa sequência de vitórias que leva, nas várias provas.
Depois de um início de campeonato frustrante perante as expectativas dos adeptos, este Sporting parece ter entrado nos eixos e promete dar luta em todas as provas.
Na Liga Europa, a vitória de ontem por 2 a 0 perante a equipa romena quase que colocou os dois pés da equipa na fase seguinte. São três vitórias em outros tantos jogos.
Depois da classificação quase garantida, resta ao Sporting lutar pelo primeiro lugar para evitar cruzar-se na próxima fase com as equipas que vêm da Liga dos Campeões.

3 comentários:

Elvascidade disse...

Ao menos o futebol!

Anónimo disse...

O Sporting não tem a "classificação quase garantida".
Está mesmo garantida.
De resto, o Sporting com 9 pontos e os três adversários com 2 pontos cada, é a primeira equipa numa fase de grupos da UEFA (Champions e Liga) a assegurar a classificação ao fim de apenas 3 jornadas.
O que só é possível assim: ganhar sempre e os outros que empatem sempre.
Viva o SPORTING!

Anónimo disse...

A teoria bate certo. Os sapos são verdes e incham muito facilmente.