Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Oito e Oitenta (#174)

Oito: a Nissan já era

Mais uma machadada com força na economia e nas expectativas de emprego de um Concelho.
A anunciada e já bastante adiantada construção de uma nova fábrica de baterias para carros eléctricos da Nissan, que estava a decorrer em Aveiro, já foi.
A marca reflectiu e chegou à conclusão que as fábricas que possui actualmente são suficientes para garantir o mercado actual.

Quem perdeu com isso: Portugal, Aveiro e aqueles que poderiam vir a ter um emprego nessa fábrica da marca internacional.
Mais um investimento que se perdeu e desta vez e que morreu antes do parto.


Oitenta: Autoeuropa

Ainda vai sendo uma das grandes fontes que alimentam este país cada vez mais sedento.
A Volkswagen Autoeuropa comemorou ontem os 20 anos do lançamento da primeira pedra da sua fábrica instalada em Palmela, em cerimónia que foi presidida pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

Esta grande empresa, que é responsável por cerca de 1% do PIB nacional, dá emprego directa e indirectamente a milhares de portugueses.
Nas próprias palavras da Presidente da Câmara de Palmela, "Autoeuropa trouxe desenvolvimento e emprego qualificado e qualificante".

Provavelmente ao contrário dos que muitos pensam, se mais empresas destas existissem por cá, seria bem melhor e estaríamos certamente um pouco menos mal.
Uma empresa que nos tempos que correm consegue aumentar os seus trabalhadores em valores acima da média nacional.

Se um dia esta empresa fechar será mau para Portugal? De certeza. Será um desastre. Mas enquanto por cá estiver será muito bom.

JP

2 comentários:

Elvascidade disse...

O verdadeiro exemplo do 8 e 80 que provoca a grave crise no nosso País.

André Miguel disse...

A Nissan foi para Sócrates o que a Keelson, a Cervejeira, a Cimenteira e o Call Center foram para a Rondão Almeida. Socialismo no seu melhor.