Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O estripador da Casa dos Segredos

Esta história tem tanto de caricata como de surreal. Certamente já não deve haver muitos de nós que não a conheçam, pois ela tem feito as capas dos jornais e aberto Telejornais já há alguns dias.

Tudo começou há alguns dias, quando chegou até nós uma reportagem que as Televisões passaram em que, através de imagens captadas por uma câmara oculta, uma jornalista do Jornal Sol teria entrevistado um homem que dizia ser o alegado e famoso "estripador de Lisboa", que já há largos anos aterrorizou e espalhou o medo entre as mulheres, e principalmente, as prostitudas da capital, pelas mortes que lhe são atibuidas de várias mulheres e crimes esses que foram cometidas cim um crueldade a que por cá não estamos habituados.

Depois de levantada esta lebre e ter feito correr muita tinta e horas de reportagens e especulações, colocou-se a questão do porquê desta revelação ter surgido agora, passados tantos anos, e como a jornalista chegou até ele.
É aqui que começa a parte mais surreal da história. Como aos poucos as coisas se vão sabendo, ficámos a saber que toda esta história foi despoletada por um pretendente a participar na Casa dos Segredos da TVI.
Como sabemos, esse fantástico e culto programa de televisão tem como pretexto um grupo de marmanjos enfiados numa casa em que cada um deles tem um segredo que conta à produção do programa e o deve assim manter durante os meses que dura o mesmo.
Esse candidato a participar na Casa dos Segredos disse que o seu segredo era o facto do seu proprio pai ser o “estripapador de Lisboa” e assim se começou a desenrolar toda esta história.
A partir daqui os jornalistas chegaram até ao senhor, que certamente não sendo muito mais abastado de neurónios que o filho confirmou a história e inclusivé falou com a dita jornalista onde assumiu a culpa dos crimes e enfiou a carapuça de assassino em série.

Toda esta história, de facto, merece muitos adjectivos qualificativos. A história e as suas personangens.
Um filho que para entrar num programa idiota confessa que o pai é um assassino e um pai que não deve bater lá muito bem da cabeça acede a falar com a imprensa para assumir a culpa.
Tenho algumas dúvidas a qual dos dois devo atribuir a medalha de ouro da idiotice. Se ao filho que das duas, uma: ou acredita mesmo que o pai é um assassino e passa vários anos sem o entregar à polícia e fa-lo apenas para entrar no programa da "Casa dos Degredos" ou então faz estas figuras tristes e inventa toda esta história para entrar no lote restrito dos supra-sumos portugueses.
Ou então dar a medalha ao pai, que se deixa levar em tudo isto e decide procurar os seus 5 minutos de fama sem perceber bem o que estava a fazer e as consequências que poderia vir a sofrer. E espero que sofra algumas, mais não seja por estes devaneios.

Como alguém dizia, é o que temos por cá e que estes programas fantásticos conseguem potenciar ainda mais.

JP